O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, autorizou nesta quarta-feira (18/12) a transferência do ex-deputado federal Romeu Queiroz e do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado para Minas Gerais. Condenados no julgamento do mensalão, ambos estão presos desde o dia 16 de novembro no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
A transferência de ambos deve ficar a cargo da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Queiroz cumpre pena em regime semiaberto, enquanto Salgado está detido no regime fechado.
Advogado de José Roberto Salgado, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos disse ao Correio que seu cliente cumprirá pena no presídio Nelson Hungria, em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, mesmo lugar onde se encontra preso o ex-goleiro do Flamengo Bruno. A expectativa de Bastos é de que a transferência seja feita até o fim de semana.
No começo do mês, Barbosa já havia autorizado a transferência para a capital mineira das duas mulheres condenadas na Ação Penal 470, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e a ex-diretora da agência de Publicidade SMP Simone Vasconcelos. Ambas foram levadas no última dia 9 para Belo Horizonte.
Outro condenado na Ação Penal 470 que cumpre pena em Mina Gerais é Rogério Tolentino, ex-advogado do empresário Marcos Valério. Ele foi preso no estado e obteve autorização para cumprir pena lá mesmo, sem que houvesse a necessidade de ter sido trazido para Brasília.