Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Kátia Rabello e Simone Vasconcelos são transferidas para Belo Horizonte

No fim do mês passado, o Ministério Público Federal já havia encaminhado ao STF um parecer concordando com o direito delas serem transferidas

A ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e a ex-funcionária de Marcos Valério Simone Vasconcelos foram transferidas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, para Belo Horizonte, nesta manhã de segunda-feira (9/12). A transferência foi autorizada no início da semana passada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa.

No fim do mês passado, o Ministério Público Federal já havia encaminhado ao STF um parecer concordando com o direito de Kátia e Simone de serem transferidas para Belo Horizonte. O pedido foi feito pelas defesas delas, para poder cumprir a pena na cidade de residência.

Acrescentar no começo do terceiro parágrafo: Kátia e Simone viajaram em um voo de uma companhia aérea escoltadas por policiais federais. Ainda não se sabe para qual presídio as condenadas serão levadas. Na Colmeia, as duas partilham uma cela de alvenaria de seis metros quadrados, com camas de cimento com colchonetes, um cano de água fria que serve como chuveiro e um vaso sanitário sem assento.

Katia Rabelo foi condenada a 16 anos e 8 meses de prisão, além de pagamento de multa de R$ 1,5 milhão por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e formação de quadrilha. Já Simone Vasconcelos foi condenada a 12 anos 7 meses e 20 dias e multa de R$ 263,9 mil por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.