Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Médicos da UnB já estão no ICDF para avaliar estado de saúde de Genoino

Com base no resultado, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decidirá se o deputado terá direito a prisão domiciliar ou ficará na Papuda

Os cinco médicos da Universidade de Brasília (UnB) que examinarão o deputado José Genoino (PT-SP) na tarde de hoje já chegaram ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), no Hospital das Forças Armadas (HFA). Essa junta avaliará, por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o estado de saúde do parlamentar e o resultado será usada como base para decisão do presidente da Corte.

Há duas opções: conceder a prisão domiciliar ao deputado, licenciado do cargo por motivos de saúde, ou ordenar que ele volte a cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda. O ex-presidente do PT foi condenado pelo STF no caso do mensalão a 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, por formação de quadrilha e corrupção ativa.

Leia mais notícias em Os nomes do mensalão

Genoino ficou preso na Papuda entre o dia 16 e a quinta-feira, quando foi transferido às pressas para o ICDF, com suspeita de enfarto. Com a situação, Barbosa o autorizou a cumprir pena em casa ou no hospital até que seja concluída a análise dos profissionais da UnB.

[SAIBAMAIS]Genoino já tem opção para a prisão domiciliar em Brasília, caso seja deferida a permissão definitiva para que ele cumpra a pena fora da prisão: ficar na casa de uma das filhas, a publicitária Mariana Kayano. Segundo o advogado do réu, Luiz Fernando Pacheco, o petista ;ficaria alguns dias descansando no DF; e, depois, seguiria para a residência dele em São Paulo. Cardiopata, Genoino precisaria do repouso antes de fazer a viagem, de acordo com recomendações médicas.