Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Polícia Federal investiga registro de fuga de Henrique Pizzolato

PF analisa documento que detalha o embarque do fugitivo no aeroporto de Guarulhos. Há uma suspeita de que fraude tenha sido feita por policial

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar um documento suspeito que mostra a saída de Henrique Pizzolato do país em um voo para a Europa. O arquivo detalha que o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado por envolvimento no mensalão, embarcou em um voo, na última quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A tentativa de fraude teria ocorrido no sistema de controle de imigração do próprio aeroporto. A grafia do nome de Pizzolato está errada no registro ; ;Pizzolatoo;. A suspeita da PF é de que um policial federal tenha forjado o documento. Pizzolato, que também tem cidadania italiana, teria fugido para a Itália, a fim de evitar sua prisão, decretada no dia 15, de acordo com seu advogado, Marthius Lobato.

Leia mais notícias em Os nomes do mensalão


Na tarde de ontem, a polícia italiana confirmou que o fugitivo entrou no país por fronteira terrestre. Entretanto, não deu mais informações sobre o paradeiro de Pizzolato. ;Trata-se por enquanto de um cidadão normal, livre, e não existe motivo para que o Ministério da Justiça entre em campo. Só vamos agir quando, e se, ele for preso. Ele pode estar na Itália, como pode estar em qualquer lugar também da Europa com um passaporte italiano;, informou o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa.

Para a Justiça italiana, Pizzolato apenas será alvo de uma ação se ocorrerem duas circunstâncias: o recebimento de um pedido de extradição do Brasil ou a eventual captura pela Interpol, caso ele de fato esteja na Itália. ;Nesse caso, um tribunal, então, avaliaria sua condição e decidiria se ele pode ou não ser extraditado. Tendo isso em mão, o Ministério da Justiça, então, faria uma consideração política sobre o caso;, completaram os esclarecimentos.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.