O deputado licenciado José Genoino (PT) foi internado após passar mal no começo da tarde desta quinta-feira (21/11). Ele foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).
A esposa de Genoino, Rioco Kayano, e duas filhas do casal estão no hospital, segundo informações da assessora de impresa do gabinete do deputado. Ela informou que após o resultado do eletrocardiograma a equipe de emergência do Hospital submeteu o deputado licenciado a outros exames para descartar ou confirmar um infarto. O ICDF esclareceu que apesar de a instituição ser privada, ela mantém um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). A família do deputado licenciado também está sendo atendida por um psicólogo.
Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do DF, Genoino saiu escoltado pela polícia para a realização de exames.
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) está na frente do hospital e afirmou que iria para a Penitenciária da Papuda visitar Genoino. Teixera disse que o mensaleiro teria sofrido um infarto. "Ontem a noite falei com a esposa de Genoino que disse estar muito abalada pois havia indicios de piora no estado de saúde dele. Hoje de manhã, após passar mal ele teve autorização judicial para fazer exames", conta o deputado federal.
Genoino está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, junto com outros 10 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa, e a 2 anos e 3 meses por formação de quadrilha. O ex-presidente do PT sofre de problemas cardíacos e passou por um procedimento cirúrgico em julho. A defesa do condenado aguarda uma decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, sobre um pedido de prisão domiciliar.