O Ministério da Justiça (MJ) negou nesta segunda-feira (18/11) que tenha havido problemas de saúde com o deputado federal licenciado José Genoino. Condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, ele está desde o fim de semana preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Pessoas ligadas ao deputado afirmaram que ele teria recebido a visita de um médico porque teria passado mal.
O MJ esclarece, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que a consulta ocorreu apenas por falta de receitas médicas e que não houve intercorrência médica.
[SAIBAMAIS] Segundo o Ministério da Justiça, os detentos foram recolhidos à custódia federal do Depen no Complexo da Papuda em Brasília, em caráter provisório, porque houve recusa da vara de execuções penais do Distrito Federal em receber os presos sem a carta de sentença.
O Depen informou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e também ao juiz da vara de execuções penais, que os presos devem ser transferidos para outras unidades do complexo da Papuda, de acordo com regime da pena. "Tal medida é necessária em razão das instalações do Depen possibilitarem apenas o cumprimento provisório da pena em regime fechado, em unidade prisional tipo cadeia pública", esclarece a nota.
Ainda segundo o MJ todos os presos estão em instalações que dispõe de camas individuais, recebem alimentação adequada e têm três horas de banho de sol por dia.