Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Imprensa internacional repercute fuga de mensaleiro

Henrique Pizzolato saiu do país pelo Paraguai e está na Itália



O jornal espanhol El País destacou na manchete de sua página na internet a fuga do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Ele teria saído do país pelo Paraguai, onde embarcou para a Itália. Ele tem dupla cidadania. Em carta, avisou que pretende recorrer da decisão da Justiça brasileira.

A rede britânica de notícias, BBC também priorizou em sua página a escapada do executivo. De acordo com informações da Polícia do Rio de Janeiro, Pizzolato saiu clandestinamente do país e estaria na Itália há 45 dias.

[SAIBAMAIS]Pizzolato é um dos 12 condenados do Mensalão, cuja prisão foi decretada ontem pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Os demais réus se apresentaram à Polícia Federal e todos estão em Brasília. Eles devem aguardar até segunda-feira a decisão de Barbosa sobre o local onde eles cumprirão suas respectivas penas.

Militante do PT desde a fundação do partido, o ex-executivo do BB é responsável pela liberação de R$ 73 milhões da Visanet para a empresa de Marcos Valério, a DNA Propaganda. Ele teria recebido mais de R$ 300 mil em espécie. Ele chegou a antecipar a aposentadoria após envolvimento no mensalão. Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato.