A posse do primeiro negro na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) fortalece a democracia do país, disse hoje o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Para o procurador-geral, Joaquim Barbosa dará uma contribuição ;magnífica; para a construção do sistema de Justiça do Brasil.
O ministro Joaquim Barbosa toma posse esta quinta-feira (22/11), às 15h, em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
;[A chegada do primeiro negro à presidência do STF] É muito relevante. Em uma sociedade como a nossa, com uma grande presença de negros, é algo que fala bem do nosso país, da nossa democracia, quando, pela primeira vez, um negro chega à presidência do Supremo;, disse Gurgel.
;Tenho certeza que o ministro Joaquim Barbosa dará uma contribuição magnifica para a construção do nosso sistema de Justiça. Acredito que, como em qualquer momento de renovação, é um momento importante, em que uma nova visão chega à presidência do Supremo e é um momento a ser celebrado e comemorado;, acrescentou o procurador-geral da República.