Surpreendidos pela inversão no julgamento do mensalão e indignados com as penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal na tarde de ontem, os advogados de José Dirceu e José Genoino prometem recorrer da decisão imposta pelo STF condenando Dirceu, respectivamente, a 10 anos e 10 meses de prisão, e Genoino a 6 anos e 11 meses. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão, mas a defesa não informou se recorrerá. ;Respeito a decisão do Supremo, mas o fato de respeitar não quer dizer que concorde com ela. Tanto o ex-ministro José Dirceu como a defesa não estão satisfeitos;, disse o advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima.
No início da noite, Dirceu publicou nota oficial. Lembrou do passado em defesa da democracia, da prisão, do exílio e do fato de ter entrado e saído do governo sem aumentar o patrimônio. Mais uma vez, afirmou que os ministros do STF estão sofrendo pressão da mídia e que o julgamento foi marcado às vésperas das eleições na vã esperança de derrotar o PT e seus candidatos. ;Não me calarei e não me conformo com a injusta sentença que me foi imposta. Devo isso a todos os que acreditaram e ao meu lado lutaram nos últimos 45 anos;, afirmou.
A primeira medida a ser tomada pelo advogado de Dirceu será tentar derrubar a condenação por formação de quadrilha, já que o placar foi apertado: seis votos a dois. Ele ainda reclamou que o STF aumentou a pena muito acima do mínimo e não examinou as provas colhidas no decorrer do processo, consideradas, segundo Lima, ;muito tênues; na análise do próprio Ministério Público.
Já o defensor de Genoino disse que o resultado de ontem apenas dá continuidade a uma injustiça anteriormente perpetrada (a condenação por formação de quadrilha e corrupção ativa). ;Homem de guerrilha, prisão e tortura, batalhador congressista que foi, não se impressiona com a condenação de agora ; a encara de peito aberto e cabeça erguida. Foi feito um juízo ; e dele mais uma vez discorda firme e energicamente ;, um juízo de valor sob a égide do Estado de direito. Convém respeitá-lo. Aceitá-lo, jamais!”, protestou Pacheco.
;Não vi;
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis comentar a decisão do STF. ;Eu não achei porque eu não vi. Deixa eu ver;, disse Lula, indagado sobre o que achava das condenações, após participar da abertura da Olimpíada do Conhecimento, em Barueri (SP).
Vice-líder do governo e irmão de Genoino, o deputado José Guimarães (PT-CE) lamentou a decisão do STF. ;Mesmo se vender a casa que mora, ele não terá como pagar essa multa (de R$ 468 mil). A gente é de família pobre, cresceu no Ceará tomando leite de cabra. Ele vai lutar em todas as esferas do Judiciário para provar sua inocência. Se o PT fizer vaquinha, serei o primeiro a entrar na cota.;