Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Mensalão é interrompido e cálculo das penas só será retomado daqui a 13 dias

O julgamento do mensalão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) foi interrompido na tarde desta quinta-feira (25/10) e só será retomado no dia 7 de novembro. O intervalo é por causa da viagem do ministro relator Joaquim Barbosa à Alemanha para um tratamento de saúde.



Só a partir a primeira semana de novembro é que os ministros vão retomar o cálculo das penas dos réus. Nesta quinta-feira, eles só fizeram a dosimetria da pena de Ramon Hollerbach, sócio do publicitário Marcos Valério. Sua pena já ultrapassa 14 anos e o valor em multa é de pelo menos R$ 1,6 milhão. Nessa pena já estão incluídos os crimes de peculato, corrupção ativa e formação de quadrilha.

[SAIBAMAIS]Até agora, a pena de Marcos Valério chegou a 40 anos, um mês e seis dias. O cálculo ainda não é considerado final porque os ministros vão definir se as penas serão somadas, se haverá um concurso formal, ou se será por crime continuado, em que os crimes posteriores são continuações do primeiro e então aplica-se a pena mais elevada.