Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Sem o aval de PP, PTB e PR, governistas saem em defesa do ex-presidente Lula



De fora

Alguns partidos aliados não assinaram o documento. A justificativa da cúpula do PT é de que não deu tempo de procurar todos os presidentes de partido e, se isso fosse feito, a nota demoraria uma semana para ser lançada. Mas a ausência de três legendas parece sintomática: PP, PTB e PR. O presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), denunciou o esquema do mensalão e o presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), ainda ressente-se pela saída de seu grupo político do governo federal. O PP entrou na cota das legendas ;que não foram consultadas por falta de tempo. Também não conseguiu falar com o PV e o PSD;, disse um dos porta-vozes do partido.

[SAIBAMAIS]O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), defendeu o teor da nota de ontem. ;Sabia-se que, uma vez em curso o julgamento do mensalão, o alvo seria o presidente Lula. Agora, esse tipo de ação não é novidade no Brasil;. Tatto retomou o discurso da ;elite hipócrita e corrupta do Brasil que se une a uma parte importante da imprensa; e disse que a resposta tem de ser dada nas urnas. ;O que temos de fazer é vencer, como tem sido feito até agora;, completou.

Tão logo a nota dos governistas foi divulgada, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), respondeu aos ataques para manter o embate político. ;Não ouvi ninguém defender qualquer golpe ou procedimento heterodoxo. Nossa preocupação é outra: a legalidade e as urnas;. Para o tucano, a reação dos aliados foi motivada pelos recentes revezes nas pesquisas de opinião. ;A constatação é de que o PT não disputa mais a liderança das eleições deste ano, mas o segundo lugar.;