;É uma defesa desqualificada. É mais desespero porque ele percebeu que não tinha provas. Aliás, até hoje, o próprio Roberto Jefferson havia colocado que o Lula não tinha nada a ver com a história;, afirma o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto. Segundo ele, o objetivo da defesa é levantar quem já está morto politicamente. ;É mais uma trairagem do Jefferson, que, com medo de perder o partido, começou a atacar todo mundo;, diz Tatto.
Oposição no ataque
A crítica feita ontem pelo advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que ele errou ao não incluir o ex-presidente Lula na denúncia do mensalão, ganhou voz na oposição. A avaliação entre os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Alvaro Dias (PSDB-PR) é de que o petista tinha conhecimento a respeito do suposto esquema de pagamento de políticos em troca de apoio no Congresso.
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a acusação do advogado de Jefferson contra o ex-presidente Lula é ;da mais alta gravidade;, apesar de não considerá-la inédita. ;O próprio Roberto Jefferson já havia dito isso no auge do escândalo. Mas seria importante que a defesa e o próprio deputado apresentassem elementos materiais que indicam isso, que ligam o ex-presidente à autoria (do crime);, acredita.
De acordo com Randolfe, a Procuradoria Geral da República aponta elementos contundentes na denúncia oferecida ao Supremo de que existiu o mensalão no governo Lula. ;Acho pouco provável que o ex-presidente não soubesse disso. Eram muitas as autoridades que tinham conhecimento sobre o assunto;, avalia.