Jornal Correio Braziliense

OsNomesDoMensalao

Toffoli ainda não anunciou oficialmente se vai participar do julgamento

O ministro José Antonio Dias Toffoli antecipou o retorno do recesso e passou o dia de ontem em seu gabinete no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ainda não anunciou oficialmente se vai participar do julgamento do mensalão, mas nos bastidores da Suprema Corte fala-se abertamente que o magistrado deverá estar ao longo deste mês de agosto julgando a ação penal que trata do maior escândalo ocorrido no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

[SAIBAMAIS]Entre os advogados é grande a expectativa em torno da participação de Toffoli na apreciação da questão de ordem sobre o mensalão que está na pauta da sessão plenária do STF de hoje. Em debate estará o pedido apresentado por um advogado para usar slides durante a sustentação oral. Na avaliação do advogado de um réu no processo, caso Toffoli esteja em plenário e participe da análise ficará claro que ele julgará o mensalão a partir de amanhã.



A possibilidade de Toffoli julgar o processo foi questionada por um advogado de Mato Grosso, que alegou a ;suspeição; do ministro, uma vez que ele atuou como assessor parlamentar do PT e advogado do partido, além de ter sido subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, na gestão do então ministro José Dirceu, no primeiro mandato de Lula. Nos corredores do Supremo, fala-se ainda no impedimento de Toffoli devido ao fato de ele ser namorado de Roberta Rangel, que advogou para um dos réus do mensalão.

Homenagem

No mesmo dia em que começa o julgamento do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado em São Paulo por empresários da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação de Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio).