O secretário nacional do Partido Comunista Francês (PCF), Pierre Laurent, lamentou nesta quinta-feira (6/12) a morte de Oscar Niemeyer, que projetou a sede do PCF. No site da instituição, a notícia ganhou destaque com foto e carta escrita por Laurent em homenagem ao arquiteto brasileiro.
Laurent se referiu a Niemeyer como o gênio da arquitetura do século 20 e afirmou que o partido perdeu um de seus camaradas mais fiéis e criativos. O secretário também falou da vida e obra do brasileiro. "Oscar Niemeyer carregava com ele a juventude do comunismo e a carregou até seu último sopro. Sua obra é revolucionária porque ele amava a humanidade e a vida, que só faz sentido na solidariedade e fraternidade humana. O partido comunista francês compartilha o profundo lamento de sua família e se junta às homenagens nacionais e internacionais ", diz.
Laurent afirmou ainda que PCF fará em breve uma homenagem pública ao arquiteto e deixará as portas abertas durante dois dias para permitir que os parisienses e turistas vejam o "obra do criador extraordinário que foi Oscar Niemeyer". Lá também está disponível um caderno de condolências.