O papa Francisco celebrará em 28 de março uma missa por ocasião da quinta-feira santa no centro de detenção de menores de Roma "Casal del Marmo", informou o Vaticano. Durante a missa, o Papa argentino lavará os pés de alguns jovens detentos, seguindo uma tradição que cumpria quando era arcebispo de Buenos Aires.
O pontífice "continuará este costume, que acontecerá em um contexto simples", afirma uma nota do Vaticano, que recorda que o cardeal Jorge Bergoglio celebrava a missa de quinta-feira santa com o ritual do lava-pés em presídios, hospitais, asilos ou abrigos. O papa Francisco presidirá no mesmo dia a missa na basílica de São Pedro do Vaticano, como parte das celebrações da Páscoa que terminarão no domingo com uma cerimônia religiosa solene e a tradicional bênção ;urbi et orbi;.
[SAIBAMAIS]Ao invés da tradicional cerimônia na basílica de São João de Latrão, o novo líder da Igreja Católica presidirá a missa no centro romano para menores, em um bairro da periferia de Roma. A missa recorda última ceia de Cristo e seus apóstolos, durante a qual lavou os pés dos apóstolos antes da prisão e crucificação.
A nota do Vaticano informa que os demais rituais da Semana Santa acontecerão de acordo com a tradição. O Papa argentino deverá realizar a via-crúcis ao redor do Coliseu na sexta-feira à noite no centro de Roma, antes da vigília de Páscoa de sábado à noite e da missa de Páscoa no domingo.