Jornal Correio Braziliense

Novo Papa

Torcedores do San Lorenzo vão ao estádio de batina para homenagear o papa

Uma das imagens que teve mais repercussão no mundo depois da eleição do papa foi uma foto dele segurando uma camisa do San Lorenzo

Santa Fé (Argentina) - "Tenho orgulho pelo fato do papa ser argentino, mas um orgulho ainda maior por ser torcedor do San Lorenzo", disse Carlos Trucco, de 43 anos, que viajou para a cidade de Santa Fé, distante de 500 quilômetros da capital Buenos Aires, para assistir à partida contra o Colón.

Junto com dezenas de outros torcedores do time de coração do papa Francisco, Trucco chegou ao estádio usando um traje inusitado, uma batina, para homenagear o pontífice.

"Acho legal o papa ser torcedor do nosso clube, que foi fundado por um padre", acrescentou Trucco, referindo-se ao padre Lorenzo Massa, que fundou o clube em 1908.

"A ascenção de ;Pancho; (Francisco) é uma grande alegria para mim. É muito emocionante ver ima das maiores figuras do mundo exibir com orgulho as nossas cores e ser o nosso embaixador", afirmou por sua vez Nicolás Robles, de 33 anos.

Na última quarta-feira, uma das imagens que teve mais repercussão no mundo depois da eleição do papa foi uma foto dele, então arcebispo de Buenos Aires, segurando uma camisa do San Lorenzo com sorriso aberto.

Os jogadores do time com a quinta maior torcida da Argentina foi a campo neste sábado com um uniforme especial, com uma imagem com o rosto do pontífice e a menção "papa Francisco".

[SAIBAMAIS]Este modelo de uniforme foi usado exclusivamente para esta partida e uma dessas camisas será enviada ao papa em Roma.

Um grupo de torcedores também resolveu dar outro presente simbólico a Francisco, um pedaço madeira da arquibancada do antigo estádio do San Lorenzo, situado no bairro de Boedo, no centro de Buenos Aires.

O estádio atual, o ;Novo Gasômetro;, está no bairro de Flores, no oeste da capital, onde o papa nasceu e morou até os 20 anos de idade.

"Não ligo muito para a religião, mas acredito em Deus e acho que o papa é um homem normal. Mas de qualquer forma, é legal saber que ele é torcedor do San Lorenzo, já éramos os maiores do país, agora somos os maiores do mundo", brincou Cecilia Balbi, de 27 anos, que usava uma mitra (chapéu alto usado pelos papas).



Os torcedores do ;Corvo; como é conhecido o San Lorenzo, compareceram em peso para apoiar o time, que vive um momento complicado e luta contra o rebaixamento.

No entanto, eles esperam hoje que a ;Mão de Deus; vai ajudar a equipe a se salvar. Pelo jeito, o ;milagre; já está acontecendo, já que o time derrotou o Colón por 1 a 0 e subiu para a sétima posição na tabela.

Jorge Bergoglio, eleito papa na quarta-feira é o sócio de número 88235 do San Lorenzo.