Jornal Correio Braziliense

Novo Papa

Dom Cláudio Hummes teria articulado a favor de Bergoglio, diz jornal

Para a publicação italiana, o brasileiro foi %u201Ccertamente o maior eleitor e o amigo de confiança%u201D de Bergoglio no conclave



Apesar de todo o mistério que cerca o que aconteceu na Capela Sistina, na escolha do novo papa, o jornal italiano Il Messaggero afirmou ontem que o arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, teria costurado discretamente o consenso em torno do nome do argentino Jorge Mario Bergoglio. Para a publicação italiana, o brasileiro foi ;certamente o maior eleitor e o amigo de confiança; de Bergoglio no conclave. Dom Cláudio apareceu com o pontífice na varanda da Basílica de São Pedro, na cerimônia de apresentação. Os dois já tinham se encontrado em 2005 e 2007.

Segundo o Messaggero, o gesto do papa Francisco de convidar dom Cláudio para permanecer a seu lado no Vaticano teria sido um agradecimento ao esforço do brasileiro para ;desbloquear o conclave;. A publicação afirma que o arcebispo emérito de São Paulo construiu uma ;plataforma de consenso para colocar (o nome de Bergoglio) no conclave no momento certo;. Esse momento, de acordo com a reportagem, foi quando os cardeais até então considerados favoritos ; Angelo Scola (Itália), Odilo Scherer (Brasil) e Sean O;Malley (EUA) ; começaram a perder força e deram sinais de que poderiam sair do páreo.