Renata Tranches
postado em 13/03/2013 06:05
Tão grande quanto a expectativa sobre quem será o futuro papa é o nome que ele escolherá. Eleito, o líder da Igreja Católica ; assim como os missionários bíblicos ; assumirá nova alcunha, em sua primeira mensagem aos fiéis. O sociólogo brasileiro Luiz Alberto Gomez de Souza arriscou
que o próximo papa será chamado de Leão XIV, uma sugestão que figurava como a favorita nas casas de apostas de vários países. O nome do papa pode ser simplesmente uma homenagem a líderes do passado. Mas ele também revelaria uma identificação com o trabalho conduzido durante seu pontificado. Leão XIII entrou para a história do catolicismo com a encíclica Rerum Novarum (15 de maio de 1891), que significou uma das maiores transformações da Igreja, levando-a à problemática industrial da época, no contexto do surgimento da classe operária. A correlação poderia ser feita com a expectativa de mudança vivenciada pelo mundo católico depois da renúncia histórica do papa alemão Bento XVI.
[SAIBAMAIS]Para Souza, diretor do Programa de Estudos Avançados em Ciência e Religião da Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro), a inspiração no nome de Leão XIV poderia ser uma possibilidade pelo fato de estar próximo na história e por seu importante papel de transformação para a Igreja Católica no fim do século 20. ;Depois de dois papas muito reacionários, Gregório XVI e Pio IX, Leão XIII foi muito mais aberto;, disse. O contexto histórico é diferente e não há comparação com pontificados reacionários, mas o momento é de mudança.