Milhões de pontos de luz colorem as noites do Distrito Federal. Iluminando árvores, praças e prédios, elas fazem pedestres, ciclistas e motoristas desacelerarem em meio à correria das compras de presentes e dos preparativos das festas de fim de ano. Todas as regiões administrativas têm decoração natalina. Algumas, muito simples. Outras, pomposas, com alta tecnologia.
O Correio traçou um roteiro para visitar as mais criativas e suntuosas decorações natalinas de Brasília em uma mesma noite. Dessa forma, o tour aponta os enfeites localizados em monumentos e em quadras comerciais e residenciais do Plano Piloto, distantes, no máximo, 20km uma da outra.
A mais tradicional decoração pública da capital é a da Esplanada dos Ministérios, eternizada por Renato Russo em Faroeste Caboclo (;Ele ficou bestificado com a cidade/Saindo da Rodoviária, viu as luzes de Natal;), a canção-hino da Legião Urbana, que, neste ano, virou filme. O espetáculo atual difere dos anteriores por dispensar as luzes amarelas. Tem cerca de 27,2 mil metros de mangueiras luminosas de LED, com alto brilho, na cor branca, distribuídas em oito descidas do alto dos prédios dos ministérios. Ainda na Esplanada, o Congresso Nacional está enfeitado com 5.760m de mangueiras decorativas. Também na área central de Brasília, a Torre de TV conta com uma árvore de Natal com 22,5 mil metros de mangueiras. Na mesma região, chama a atenção a fachada do Conjunto Nacional. O shopping está todo coberto por luzes brancas, como se fosse uma enorme caixa de presente.
Quem circula pela Rodoviária do Plano Piloto, o ponto mais agitado do DF, costuma parar para admirar e registrar a beleza da decoração do centro comercial e da Esplanada. Gente como Daniela Cândido, 31 anos, moradora do Gama. Após o trabalho e as compras na área central, ela e toda a família dedicaram um longo tempo para fotos em frente ao Conjunto Nacional, onde o jardim também ganhou iluminação especial.
Com apenas 1 ano, Yasmim, filha de Daniela, era a mais animada. ;Até agora, do que vi, a decoração do Conjunto é uma das mais bonitas;, elogiava a mãe, entre uma pose e outra ao lado de Yasmim e da filha mais velha, Larissa, 14, para as fotos feitas por meio do celular do namorado, Renato Veríssimo, 36. ;A gente vai tirar um dia para conhecer todo o enfeite do Plano (Piloto);, acrescentou ele.
Desenhos
As decorações mais sofisticadas ficam no Setor Bancário Sul. Todas as noites, carros fazem fila no Eixinho Sul, em frente aos edifícios sedes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco de Brasília. Luzes penduradas ou projetadas em torno dos três prédios os transformam em gigantescos painéis, com as cores, os desenhos e as mensagens marcantes do Natal e do ano-novo. Já na parte mais alta do Eixo Monumental, destacam-se o Palácio do Buriti e o Tribunal de Contas do DF. As mesmas mangueiras coloridas da Esplanada enfeitam o estacionamento do Buriti, espalhadas pelas árvores naturais. O principal prédio do governo local conta ainda com uma árvore feita de luzes, com 16m de altura. A fachada tem microleds em seu contorno. A decoração do tribunal é mais discreta, mas não menos bela.
Nas quadras
Em algumas quadras residenciais do Plano, os moradores se organizaram para enfeitar as ruas e os jardins. Sabendo disso, o casal de namorados Letícia Lebedeff, 19 anos, estudante de direito, e Paulo Victor Belnok, 21, aluno de administração, decidiu passear pela Asa Sul e pela Asa Norte em busca das decorações mais caprichadas. Elegeram a da 303 Norte como a mais criativa e bonita. Tanto que fizeram questão de registrar a visita à quadra por meio de fotos em celular. ;O mais legal são os enfeites feitos de garrafas pet;, observou Letícia.
Ao lado da 303 Norte, vale visitar a Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, onde há um presépio com imagens gigantes, logo na entrada. Ele fica iluminado à noite. Ainda na Asa Norte, na 310, as crianças se encantam com o presépio feito apenas com mangueiras de luzes. Já na 315, como é tradição, os moradores decoraram os espaços públicos com material reciclável e luzes. No meio da quadra, fizeram um presépio com bonecos em tamanho real.
[SAIBAMAIS]
No Sudoeste, o principal destaque fica por conta da 305. Os moradores cobriram um dos prédios com luzes. Entre outras coisas, elas desenham um Papai Noel jogando presentes, em movimento, dentro de uma chaminé. No Lago Norte, o Conjunto 1 da QL 6 disputa o título de quadra mais enfeitada de Brasília, com a decoração de fachadas das suas casas. O Lago Sul também tem imóveis todos decorados, como na QI 19 e na Península dos Ministros.