Jornal Correio Braziliense

Natal 2013

Aproveite as férias sem sair de Brasília

Se você não vai viajar e ainda receberá visita nos meses de dezembro e janeiro, preparamos um roteiro especial para comprovar que a cidade tem, sim, muita coisa divertida para oferecer ao turista

Na última década, Brasília provou não ser mais um deserto de rostos desconhecidos nas férias de fim de ano. Pelo contrário. Destino para muitos brasileiros que vão na contracorrente dos badalados e ensolarados destinos praianos desta época, ou para estrangeiros fascinados pela arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, a capital tem seu charme nos meses de dezembro e janeiro. Uma agenda cultural diversificada aliada a uma intensa visitação a espaços cívicos e museus da cidade figuram nesse novo cenário. ;Há até algum tempo, férias em Brasília era algo tedioso, um descanso curtindo a chuvinha. Agora, é possível aproveitar muitas atrações que chegam por aqui nesse período;, constata o produtor cultural Rodrigo Machado. E, se esse for o seu caso, tire esse tempo para curtir lugares ainda não explorados no seu dia a dia e para apresentar a cidade a amigos e parentes de fora. Selecionamos alguns passeios, festas, espetáculos e outras atividades que o tornarão um anfitrião de tirar o chapéu.

Mosteiro de São Bento
Situado na Ermida Dom Bosco, o mosteiro de São Bento é visita obrigatória ; vale, inclusive, um piquinique, seja pela manhã, seja à tarde. Além da arquitetura singular, participar da missa dos monges e ouvir os cantos gregorianos é uma experiência única. Ainda é possível comprar os famosos biscoitos briciletes, receita exclusiva feitos pelos monges. O mosteiro celebra missa diariamente, às 6h15, aos sábados, às 7h15, e, aos domingos, às 10h. Mais informações: www.msbento.org.br.


La Boulangerie
Que tal começar o dia com um café da manhã na padaria La Boulangerie, na 306 Sul? No cardápio: tarteletes, brownies, madeleines, baguetes, croissants, brioches e pães de diferentes tipos feitos sob a tutela do boulanger francês Guillaume Petitgas. Aberto a partir das 7h, mesmo em feriados, o espaço tem mesas distribuídas dentro e fora da loja.

Chapada Imperial
A Chapada Imperial é a maior área de mata particular preservada dentro do DF. A 50km do centro de Brasília, é um espaço que convida para caminhadas em cânions e contato com o bioma do cerrado. Com sorte, poderá flagrar animais da região, como tatu-canastra, tamanduá-bandeira e lobo-guará, ameaçados de extinção. Há ainda um parque de arvorismo voltado para as crianças e outros espaços para a família. Informações: www.chapadaimperial.com.br.

[SAIBAMAIS]

Catedral
Desenhada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é uma das mais elogiadas por turistas de todo o mundo pela beleza singular do projeto arquitetônico. Já na frente, as estátuas dos Evangelistas saúdam os visitantes. Dentro, os vitrais colorem as paredes. Destaque para uma réplica da Pietá, de Michelangelo, produzida pelo Museu do Vaticano e abençoada pelo Papa João Paulo II. As missas são celebradas de terça a sexta, às 12h15 e às 18h15. Aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 8h30, às 10h30 e às 18h.

Vitamina Central
Caminhar pela W3 é vivenciar a diversidade do comércio e de transeuntes de todos os estilos que passam pela avenida. Para a geração saúde, um clássico é a lanchonete Vitamina Central, na 506 Sul. Depois da caminhada, ou antes, experimente um cardápio de vitaminas e sucos para dar energia e peça o pão de batata com queijo minas.

Leia a reportagem completa na edição n; 488 da Revista do Correio.