O velório do ex-vice-presidente da República José Alencar já atraiu cerca de 4 mil pessoas desde as 12h30 desta quarta (30), segundo a segurança do Palácio do Planalto. No fim da tarde, o movimento de políticos e populares diminuiu, mas promete aumentar a partir das 20h30, hora prevista para a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.
Senadores, deputados, e ministros de Estado passaram pelo Palácio do Planalto nesta quarta. Muitos deixaram o local à tarde, mas devem retornar para a missa prevista para acontecer de noite.
As pessoas que foram prestar a última homenagem a Alencar no fim desta tarde enfrentam pouca fila para entrar no Salão Nobre do Palácio. Alguns tiraram fotos do caixão do ex-vice-presidente.
Familiares
Mais cedo, a viúva de José Alencar, Marisa Gomes, que não saiu do lado do caixão desde o fim da manhã, deixou o salão para descansar com alguns familiares por alguns minutos. Um neto e um irmão do Alencar permanecem no Salão Nobre. Marisa e a família ficaram no 3; andar do Palácio do Planalto, em uma sala próxima ao gabinete presidencial, organizada para eles descansarem até a hora da missa.
[SAIBAMAIS]As cenas de carinho de Marisa com o marido comovem os que assistem a distância o velório de José Alencar. Os familiares ainda não puderam ficar sozinhos para uma despedida. O corpo chegou no final desta manhã, carregado por seis cadetes das Forças Armadas. Logo depois, uma missa foi celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Dimas Lara. A celebração se restringiu a familiares e autoridades. Por volta das 12h30, o espaço foi aberto para que amigos e admiradores se despedissem de Alencar. O corpo de Alencar será velado até as 23h.
À noite, haverá outra missa, que poderá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles embarcam de Portugal e a previsão de chegada a Brasília é por volta das 19h.
As homenagens ao ex-vice presidente não param. Coroas de flores chegam a todo instante. Mais de 100 estão no local do velório.