Jornal Correio Braziliense

Jornada Mundial da Juventude

Discurso do papa, em Manguinhos, pede esforços pela paz nas comunidades

Hoje, o santo padre pisou pela primeira vez em uma favela carioca, onde abençoou fiéis e distribuiu abraços e beijos



O papa Francisco afirmou estar muito feliz com a acolhida da população durante visita, nesta manhã de quinta-feira (25/7), à favela Varginha, na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ao falar para milhares de fiéis, ele ressaltou que ;a comunidade visitada é a que hoje representa todos os bairros do Brasil;. Pouco antes, ele fez um passeio pela região, onde distribuiu abraços, beijos e bênçãos a todos que pode. A visita foi feita em uma região que durante anos foi controlada pelo tráfico de drogas, pacificada há sete meses.

Ao falar por cerca de 15 minutos, o pontífice disse que o desejo dele era bater na porta de cada pessoa para beber um "cafezinho". "Queria bater em cada porta, dizer ;bom dia;, pedir um copo de água fresca, beber um ;cafezinho;, falar como amigos de casa, ouvir o coração de cada um: dos pais, dos filhos, dos avós", disse. "Desde o primeiro instante em que toquei as terras brasileiras e também aqui junto de vocês, me sinto acolhido. (...)Isso é assim porque quando somos generosos acolhendo uma pessoa e partilhamos algo com ela ; um pouco de comida, um lugar na nossa casa, o nosso tempo ; não ficamos mais pobres, mas enriquecemos".



[SAIBAMAIS]Discursando sobre a busca por paz nas comunidades, Francisco ressaltou que "nenhum esforço de pacificação será duradouro" sem integração e justiça social. "Não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma". Ele também pediu solidariedade às pessoas, principalmente às autoridades. Aos jovens fez um pedido de que não desanimem por causa da corrupção.

Antes da visita à Varginha, o pontífice, abençoou as bandeiras olímpicas e paralímpicas dos jogos de 2016, que serão sediados no Rio de Janeiro. No evento, Francisco recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes. Ainda participaram da solenidade o governador Sérgio Cabral e esportistas. A agenda de Francisco inclui uma reunião com peregrinos argentinos na catedral do Rio e um encontro com jovens na Jornada Mundial da Juventude.