Jornal Correio Braziliense

Jornada Mundial da Juventude

Depois da missa, papa Francisco promete voltar a Aparecida em 2017

O pontífice participará da comemoração do aniversário de 300 anos da descoberta da imagem da santa padroeira do país

Aparecida - O papa Francisco disse nesta quarta-feira (24/7) que voltará em 2017 ao Santuário de Aparecida, o maior do Brasil, por ocasião do aniversário de 300 anos da descoberta da imagem da santa padroeira do país. "Peço um favor. Com jeitinho. Rezem por mim. Eu preciso. Que Deus os abençoe. E até 2017, quando voltarei", disse o papa em espanhol diante de mais de 200 mil fiéis que se reuniam do lado de fora da basílica de Aparecida.

Em outubro de 1717, três pescadores encontraram em suas redes, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, chamada de Aparecida. A santa negra foi proclamada padroeira do Brasil em 1930.

O papa fez um teste de espanhol com os fiéis, muitos vindos de países da América Latina. "Agora vou ver se vocês me entendem. Faço-lhes uma pergunta: Uma mãe se esquece de seus filhos?" "Não", respondeu a eufórica multidão, que gritava seu nome em coro. "Ela não se esquece de nós, ela nos quer e cuida de nós, e agora vamos pedir sua benção", disse, levantando ao alto uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que lhe foi dada de presente no santuário, e que segurou nos braços após a homilia.