Por volta das 9h40 o papa Francisco chegou a São José dos Campos, em São Paulo. Assim que desembarcou foi recebido por militares e autoridades políticas. Às 10h30, ele deve celebrar uma grande missa pela Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro. Na entrada da basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida há uma aglomeração de fiéis, que aguardam o pontífice.
O papa Francisco embarcou às 8h15 em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea do Galeão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A aeronave decolou 12 minutos depois, às 8h27. O pontífice deixou a residência oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Sumaré, por volta das 7h45. Ele se deslocou em carro fechado até o Galeão, a cerca de 20 quilômetros do Sumaré. O papa Francisco vai pousar no aeroporto da cidade de São José dos Campos (SP), de onde segue para o santuário de Aparecida, localizado a 80 quilômetros de distância.
[SAIBAMAIS]De helicóptero, o pontífice faz o trajeto entre São José dos Campos e Aparecida. Depois de venerar a Imagem da Virgem, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, de participar de uma missa no santuário e de almoçar com o séquito papal, os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida e estudantes do Seminário Bom Jesus, localizado na cidade, o papa deve retornar ao Rio de Janeiro, às 16h10.
Cerca de 5.000 militares e policiais estão a cargo da segurança. No domingo foi encontrada uma pequena bomba de fabricação caseira em um dos banheiros do santuário, que foi detonada, informou o exército.