Jornal Correio Braziliense

Jornada Mundial da Juventude

Jovens se encontram em frente à Catedral antes de partir para o evento

Cerca de 3,5 mil brasilienses vão participar da Jornada Mundial da Juventude, que começa hoje no Rio de Janeiro

Familiares e amigos estiveram presentes no fim da tarde deste domingo (21/7) para a despedida e para receber as últimas recomendações. O ponto de encontro escolhido para a saída dos dois ônibus foi a Catedral. Por estar no centro de Brasília, o local facilitou a chegada de todos, inclusive de quem optou pelo ônibus ou pelo metrô. No meio de mochilas e travesseiros, uma imagem chamava a atenção. ;É a Nossa Senhora Aparecida. Ela vai acompanhar os meninos durante a viagem e olhar por eles no caminho. Viemos da Paróquia São José, de Sobradinho 2, em uma Kombi, rezando o terço;, descreve a dona de casa Natalina Rodrigues dos Santos, 56 anos.
Os quatro filhos de Natalina vão para a jornada. A mais velha tem 29 anos e o mais novo, 14.

As 12 horas de viagem não desanimam o grupo. ;É uma ansiedade enorme. A experiência de trocar informação sobre a nossa religião com gente de outros lugares é um diferencial;, define Jackeline Tavares Ximenes de Mesquita, 26 anos.

Uma das coordenadoras do grupo, Daniela Maia, 29 anos, destaca que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu seminários, em diferentes cidades do país, para os jovens em preparação para o evento. Os temas foram variados e abordaram de bioética à comunicação.

O grupo espera chegar ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (22/7), antes de o papa desfilar em carro aberto pelas ruas do Centro. O retorno está marcado para o próximo domingo (28/7), logo após a missa de envio, que ocorrerá de manhã. Alguns grupos de Brasília partiram neste domingo (21/7) e outros vão hoje, de ônibus ou avião. Estima-se que cerca de 3,5 mil brasilienses vão prestigiar o papa Francisco.