Jornal Correio Braziliense

Imposto de Renda 2013

Receita Federal cria aplicativo para os sistemas operacionais Android e iOS

A consulta ao CPF e à restituição serão mantidos. Desde junho do ano passado, quando o aplicativo começou a ser disponibilizado

A Secretaria da Receita Federal lançou, nesta sexta-feira (15/3), o aplicativo atualizado para pessoas físicas para os sistemas operacionais Android e iOS. A partir deste ano será possível calcular, por meio da informação dos dados de rendimentos e despesas, uma prévia do Imposto de Renda. Além disso, o contribuinte vai poder também emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento das parcelas do imposto desde 2006. O programa para usuários Apple deverá ser disponibilizado ainda nos próximos dias.
A consulta ao CPF e à restituição serão mantidos. Desde junho do ano passado, quando o aplicativo começou a ser disponibilizado, mais de um milhão de brasileiros acessaram cada um dos serviços, segundo a Receita. Uma versão resumida das perguntas e respostas sobre a declaração do IR publicadas no site do órgão também poderá ser acompanhada por meio dos dispositivos móveis. No caso do Darf, o aplicativo ainda atualiza os valores, como cálculo de multas e juros.
A coordenadora de Sistemas da Coordenação de Tecnologia da Receita, Maria Rita de Abreu, afirma que o aplicativo ainda não possibilita o preenchimento e envio da declaração por meio de tablets e celulares, mas a facilidade ainda está nos planos do órgão. "Por enquanto é possível fazer somente uma simulação de quanto seria o imposto a pagar ou restituir. Não há geração nem envio ainda, mas a Receita não vai parar por aí", diz.