Na véspera de os contribuintes começarem a declarar o Imposto de Renda (IR), quem ainda não recebeu, onde trabalha, o comprovante de rendimentos deve se apressar em procurar o departamento de pessoal. As empresas têm até esta quinta-feira (28/2) para entregar aos trabalhadores o documento necessário para o preenchimento do formulário. O envio das declarações começa amanhã e vai até 31 de abril.
A Previdência Social divulgou que mais de 4 milhões de extratos para aposentados, pensionistas e demais beneficiários que tenham rendimento mensal igual ou superior a R$ 1.637,12. As pessoas com mais de 65 anos que recebem benefício inferior a esse valor ficam isentas de declarar o IR.
Denúncia
O segurado que não tem ainda o documento deve solicitá-lo por meio da Central 135 ou pelos sites do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e das agências vinculadas à autarquia. Para acesso on-line, são necessários os números do benefício e do CPF, a data de nascimento e o nome do beneficiário.
[SAIBAMAIS]O coordenador editorial de Imposto de Renda da IOB Folhamatic, Edino Garcia, explicou que, se não for feita a entrega dos comprovantes no prazo preestabelecido, pode haver punições às empresas, mas isso raramente acontece. ;O contribuinte tem de denunciar, senão, o Fisco nem sequer fica sabendo que o comprovante não foi entregue;, diz.
Dúvidas on-line
O Correio promove hoje, às 11h, um chat com o diretor de Estudos Técnicos do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), Luiz Benedito, . Além disso, será publicada diariamente, a partir de amanhã, uma coluna com as respostas às dúvidas enviadas pelos contribuintes ao e-mail economia.df@dabr.com.br. É possível acessar também um especial on-line sobre o IR 2013 no site www.correiobraziliense.com.br.