Para Ricardo Cravo Albin, crítico, historiador e pesquisador da música brasileira, Hebe Camargo não foi apenas uma grande apresentadora de televisão, mas, principalmente, uma cantora de excelência. ;Eu diria que ela foi uma diva da música popular brasileira. Antes de se consolidar como apresentadora, ela fez história no rádio;, contou. Cravo Albin compara a voz de Hebe à de Isaura Garcia, com quem ela dividiu os palcos diversas vezes. ;Eu me lembro de tê-la visto no auge do rádio. Ela foi uma estrela da música paulistana e tem gravações feitas entre as décadas de 1950 e 1960 que mais do que nunca deveriam ser recuperadas;, analisa.
;Estou bem, estou indo. Perdemos a maior comunicadora da televisão brasileira. Ela foi a musa da tevê. Assim como Chacrinha, ela foi única;, disse Elza Soares, com voz abatida no telefone. ;Por várias vezes, Chico Anysio escrevia músicas para mim e íamos, eu e ele, correndo até a Hebe para ela dar títulos para aquelas composições. Eu dava risada das sugestões dela;, contou a cantora carioca que conheceu Hebe na época da TV Tupi.
Homenagens
De passagem pela cidade, o grupo brasiliense Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo aproveitou a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional lotada para homenagear a rainha da tevê brasileira. ;A Hebe deu mais selinho que todo mundo desse teatro junto. E morreu feliz;, disse Jovane Nunes, durante a sessão do espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah. Em outra cena, o ator imitou a atriz Dercy Gonçalves e fez tributo ao humorista Chico Anysio, morto em março deste ano. Na peça, a voz de Chico representa Deus. ;Viva Dercy! Via Hebe! Viva Chico Anysio!”, exclamou Jovane.
Nos quadrinhos, a apresentadora ganhou desenho inédito do cartunista Maurício de Sousa. ;Hebe passou gloriosamente pelos portões do céu. Documentação de toda uma vida em ordem para continuar a distribuir graça e alegria por lá;, escreveu o criador da Turma da Mônica na imagem que retrata suas principais características: o sorriso marcante, as joias exuberanes e os bem penteados fios loiros.
Na música, artistas brasileiros e estrangeiros lembraram da apresentadora com carinho. De passagem pelo Brasil, a atriz e cantora norte-americana Liza Minnelli surpreendeu o público do seu show sábado, no Rio de Janeiro. Antes de começar a se apresentar, Liza mostrou um vídeo com alguns momentos de Hebe. Em Pernambuco, durante um show no festival Samba Recife, Thiaguinho se emocionou ao falar de Hebe. ;Pensei em pedir um minuto de silêncio, mas isso não combina com ela. Por isso peço uma salva de palmas;, disse.
O concurso Miss Brasil, que elegeu Gabriela Markus, represente do Rio Grande do Sul, lembrou a apresentadora. Adriane Galisteu, apresentadora do concurso, chamou Hebe de maior estrela da TV. ;Queria que vocês ficassem de pé. Ela iluminou os palcos com a sua beleza e talento. Queria pedir um minuto de silêncio, mas acho que a melhor forma de homenageá-la é um minuto de aplausos;, afirmou.