Um batalhão com aproximadamente 900 militares participou na manhã desta sexta-feira (12/02), no Campo de Formaturas da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio, da formatura para apresentação do Batalhão de Infantaria de Força da Paz (Brabat-12b) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).
Amanhã (13) ocorrerá o embarque do primeiro escalão, com cerca de 270 militares. A tropa reforçará o contingente que se encontra no país, dobrando o número de militares brasileiros no Haiti após o terremoto que deixou mais de 230 mil mortos. Recentemente o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou que possivelmente as tropas brasileiras permanecerão por mais 5 anos na região.
Durante a formatura, o general Rui Alves Catão, comandante militar do Leste, afirmou que a tropa presente à formatura representava a síntese do Exército Brasileiro.
"São homens e mulheres que irão demonstrar a mão amiga do braço forte [brasileira] na comunidade internacional. Isto demonstra a capacidade profissional da Força Terrestre em equipar, treinar e aprontar operacionalmente uma tropa para cumprir missão, no país quanto e no exterior, em tão curto espaço de tempo", salientou o general.