O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, encontra-se neste sábado (23/01), em Porto Príncipe, com o presidente do Haiti, René Préval. Também vão participar da audiência, na sede provisória do governo haitiano, o primeiro-ministro Jean-Max Bellerive e a chanceler Michèle-Marie Rey.
[SAIBAMAIS]De acordo com o Itamaraty, Amorim vai manter contato também com o embaixador Edmond Mullet, representante interino do secretário-geral das Nações Unidas para o Haiti; com o general Floriano Peixoto, comandante militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) e com Kim Bolduc, coordenadora de Assistência Humanitária da ONU no Haiti. Ele se encontrará ainda com comandantes dos batalhões brasileiros e com funcionários brasileiros de organizações internacionais naquele país.
A previsão é que o ministro faça um sobrevoo por Porto Príncipe e visite o Centro Cultural Brasil-Haiti onde funciona, provisoriamente, a Embaixada do Brasil na cidade. Em seguida, Amorim participa em Montreal, no Canadá, de uma reunião preparatória para a reconstrução do Haiti.
A capital haitiana foi devastada, no dia 12 deste mês, por um terremoto que atingiu 7 pontos na escala Richter e está recebendo ajuda de diversos países. O Brasil comanda a força militar da missão de paz das Nações Unidas desde 2004, quando foi criada a Minustah.