Jornal Correio Braziliense

Fim de Ano 2012

Prefeitos de quadras investem em decoração de Natal sustentável

O natal iluminado da 315 Norte já é tradicional em dezembro. Para os moradores, a decoração, feita há cinco anos, é considerada um presente de Natal

A aposentada Joselita Góes Martins, 72 anos, caminha nas calçadas da 315 Norte todas as manhãs. Com passos curtos e roupa de ginástica, ela se aproxima do presépio em tamanho natural montado no meio da praça. Não esconde o orgulho de morar no que considera a quadra mais bonita de Brasília durante o Natal.

A decoração de fim de ano da quadra já virou atração turística em dezembro. Logo na entrada, um arco rodeado por anjos e uma árvore de Natal de oito metros recepcionam os visitantes. ;Esse ano está muito bonito. Sempre entramos no clima natalino, enfeitamos os blocos e rezamos as novenas. Eu não troco isso aqui por nada. Sou muito feliz por viver aqui;, conta a aposentada. Em cinco anos, a 315 já foi premiada três vezes pela melhor decoração de Natal de Brasília.

A prefeita da quadra, Fátima Célia Aragão, conta que pensou em iluminar o local pela primeira vez em 2007, quando uma moradora fez curso de artesanato. ;Queríamos deixar nossa quadra bonita e todo mundo ajudou de alguma forma. A mobilização e interação das pessoas é o mais legal. É uma espécie de confraternização. A gente vai se conhecendo todos os dias;, explica.

O antagonismo entre lixo e beleza chega perto do imperceptível ali. Quase tudo foi reaproveitado e feito com reciclagem. Quem olha de longe não imagina que a matéria-prima dos arranjos poderia estar num aterro sanitário. Em uma das árvores de Natal, de seis metros altura, foram utilizadas mais de cinco mil fundos de garrafa. Fátima explica que, durante o ano, os mais de dois mil moradores dos blocos se mobilizam para arrecadar o material. ;Temos uma preocupação com o meio ambiente. Além disso, o custo diminui quando trabalhamos com a reciclagem;, explica. Este ano, eles gastaram aproximadamente R$ 3 mil.

Em um breve passeio, é possível conferir toda a beleza e capricho da ornamentação. No gramado central um boneco do menino Jesus descansa na manjedoura. Todos os detalhes foram minimamente pensados. Até orelhões e lixeiras ganharam o gorro vermelho, e o playground ostenta um trenó, com direito a renas e Papai Noel. Árvores tiveram os troncos iluminados e a rua foi decorada com pingentes de luz de tamanhos variados. A magia dos adornos alcança o ponto máximo à noite, quando as milhares de lâmpadas são acesas e iluminam esquinas e calçadas.

O autor das peças é o artesão Solon Moreira, 45 anos. Ele conta que a ideia surgiu há seis anos, quando viu a decoração natalina em uma revista. Solon se desafiou e garantiu que poderia fazer bons arranjos com garrafas, madeira e um pouco de tinta. Deu certo. Há cinco anos, ele produz as peças da 315 Norte. E, em 2012, foi convidado para decorar também a 303. ;Busco inspiração principalmente na natureza. E tem ainda a preocupação com o meio ambiente. Eu gosto de trabalhar com artesanato. Me sinto bem fazendo isso;, conta.

A área residencial que fica na 303 Norte também se destacou com a iluminação de natal neste ano. ;No ano passado nós fizemos um curso de decoração e, neste ano, a gente concordou que precisava fazer uma coisa melhor;, explica a entusiasta da obra, a pedagoga Marize Campelo Carvalho, 59 anos.


A quadra também ganhou presépio, Papai Noel, árvores de Natal gigantes, bonecos de neve, bengalas e velas. Apesar de admitir que decorar a quadra foi uma tarefa árdua, Marize é categórica ao afirmar que todo o trabalho já foi recompensado. ;Os moradores elogiaram muito e o resultado foi além do que nos esperávamos;, afirma.