Jornal Correio Braziliense

Fim de Ano 2012

Superstições e simpatias para um ano novo mais próspero

Especialista afirma que independente das crenças, o que importa é a mudança que cada um pode fazer

No fim do ano, principalmente no réveillon, muita gente faz simpatias e superstições que prometem trazer mais amor, sucesso e saúde para o ano novo. Mesmo sem ter certeza se isso realmente funciona, muitos apostam na ideia de que pensamentos positivos e boas energias nunca são demais.

A terapeuta adepta da religião Wicca, Iana Meireles, conta que há uma infinidade de costumes de fim de ano, mas alguns são mais recorrentes. ;Para atrair novas energias, é recomendado escrever todas as coisas ruins que aconteceram no ano que passou em um papel e queimá-lo na chama de uma vela. A famosa simpatia de pular três ou nove ondas, jogar oferendas no mar ou no lago e comer lentilha para ter prosperidade, também são bastante comuns;, cita.

A terapeuta explica que há costumes que muita gente faz sem saber o real significado. ;Enfeitar a árvore de natal, por exemplo, é um ato simbólico - o pinheiro é a árvore escolhida pelo fato de sobreviver e continuar verde, mesmo com o frio intenso e a neve forte do norte da Europa. Já os enfeites coloridos são colocados na árvore para representar os frutos que esperamos que ela tenha nas próximas estações;, conta.

De acordo com Iana, a virada do ano é uma data muito especial por conta da onda energética. ;O mundo inteiro está celebrando e procurando por renovação. Passar a virada do ano feliz é essencial. Acredita-se que tudo que fazemos nessa hora se repete o ano inteiro. No momento da passagem do ano, a dica é repetir várias vezes palavras que representem coisas boas;, sugere.

Segundo o professor de filosofia da Universidade de Brasília, Ubirajara Calmon, cada cultura tem uma série de simpatias e superstições. ;As roupas brancas são um exemplo na cultura brasileira. O branco significa para nós paz e pureza e está totalmente ligado à cultura afro, que tem a cor branca como cor símbolo do que é bom;, comenta.

O professor explica que simpatia é uma ação que modifica minimamente a natureza para obter algum resultado. ;Para conseguir arrumar um marido, por exemplo, as mulheres colocam um Santo Antônio de cabeça para baixo ou dentro de um balde de água. Para conseguir o amor de alguém, muitas escrevem o nome do pretendente no papel e colocam dentro de um pires cheio de mel ou debaixo do travesseiro;, conta.

Ubirajara afirma que independente das simpatias e superstições, o que importa realmente é a mudança que cada um pode fazer em si próprio. ;As coisas boas só acontecem quando fazemos algo para que elas se tornem reais;, conclui.