[FOTO1] Desde novembro, o comércio se prepara para o Natal ; época mais esperada do setor ; e vale de tudo para atrair mais consumidores. Lojistas apostam em premiações, que vão desde brindes simples, como panetones ou ecobags (bolsas sustentáveis), até sorteios de viagens e carros 0 km. Para participar das promoções o cliente precisa gastar uma determinada quantia em compras.
A expectativa é que neste ano haja um aumento de 12% no faturamento dos shoppings em relação ao ano passado, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A arrecadação deve ser de R$ 120 bilhões em todo o Brasil. Em 2011, a cifra chegou a R$ 108 bilhões.
Um dos shoppings mais tradicionais do Distrito Federal utiliza a ferramenta ;Comprou, ganhou, concorreu; há alguns anos. A cada R$ 450 em compras nas lojas e quiosques do shopping, o consumidor ganha um chocotone e ainda recebe um cupom para concorrer a dois carros de luxo. Ao todo, são 100 mil chocotones à disposição dos clientes.
O chocotone oferecido é uma receita exclusiva desenvolvida por uma importante empresa alimentícia especialmente para o shopping brasiliense e mais três shoppings da mesma rede espalhados pelo Brasil. De acordo com o superintendente do estabelecimento, Marcelo Martins, foram investidos R$ 3,8 milhões na campanha de Natal, entre decoração, propaganda e promoções. ;É uma forma de usar parte da verba para presentear o cliente;, explica.
Para Martins, a promoção pesa na escolha do local onde o consumidor deseja fazer as compras de Natal. ;O cliente procura um lugar com variedade de produtos, pela localização e pelo ambiente, mas ao se deparar com uma promoção como esta, prefere um shopping onde tem a possibilidade de ganhar um brinde, além de concorrer a um carro;, ressalta.
Este também é o pensamento da farmacêutica Silesia Amorim. ;Na hora de fazer minhas compras, é claro que eu vou escolher um shopping que proporciona uma promoção como esta do que outro que não oferece;, afirma. Silesia e mais duas amigas depositaram cupons na urna que sorteará dois carros 0 km. Para dar sorte, uma das amigas beijou o cupom, enquanto a outra fotografava o momento.
Silesia acredita que a promoção pode incentivar o consumidor a gastar mais em uma pequena escala, apenas para atingir a marca estipulada pelo shopping para ganhar os brindes. ;As promoções estimulam o consumo nos casos da pessoa já ter gasto R$ 440 e querer gastar mais R$ 10 para ganhar o cupom, mas não é o caso de um cliente reservar um dia inteiro para vir ao shopping e fazer compras no valor de R$ 450 reais só para concorrer ao carro;, exemplifica.
A funcionária pública Ana Lúcia, 42 anos, foi ao shopping exatamente para complementar as compras que já fez. ;Já depositei seis cupons aqui e ainda estou participando de outra promoção em um shopping de Taguatinga;, disse. E ainda completou, ;quem não quer ganhar brindes? Mas eu já encerrei minhas compras de Natal. Não vou gastar mais (risos);.
Para a estudante Ellen Vilela, 20 anos, não são brindes e sorteios de Natal que fazem o cliente gastar mais. ;Os brasileiros são pessoas extremamente consumidoras e, independentemente de qualquer que seja a promoção, sempre vai levar a mais do que seu saldo bancário permite;, aponta.