>>Nahima Maciel
>>Ricardo Daehn
>>Yale Gontijo
Nos discursos de palco, reinaram agradecimentos protocolares e gestos educados. A provocação e a polêmica chegaram tarde, no penúltimo dia de mostra competitiva, com a numerosa equipe do curta brasiliense A ditadura da especulação e a leitura interrompida de uma enorme carta de protesto. No auditório, o senta e levanta denunciou uma certa estafa, proporcionada pela divisão da competição pelos troféus Candango entre documentário e ficção. A sala, em nenhuma sessão, chegou a ficar lotada.
Para quem não desistiu do assento apertado e rígido, dores na coluna. Durante a projeção, inadequada para o tamanho da Sala Villa-Lobos, a acústica ruim, os problemas com formato de arquivos de vídeo digitais e os erros de equalização frustraram o ritual de cinema. Questão que, pela ótica do responsável, Patrick de Jongh, deveria ser creditada à insolúvel problemática do projeto de Oscar Niemeyer. O Teatro Nacional anulou o burburinho que preenchia todos os cantos do Cine Brasília. A distância relativa de cafés e lanchonetes, concentrados numa minúscula praça de alimentação, fez muita gente ir embora mais cedo.
Não foi um festival de filmes ruins ; a seleção de títulos pernambucanos, em especial, reuniu numa só semana imensa variedade de estilos e vozes. No âmbito geral da produção nacional, vieram crônicas urbanas canalizadas por narrativas pessoais e tensões entre sujeito e cidade, casa e rua. Praia, mar e água surgiram na tela como espaços simbólicos de catarse, sublimação e liberação. Foi um festival de conceitos e escolhas discutíveis ; e discutidas. A exibição de O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, foi paradoxal: o excelente longa, recusado pela comissão de seleção em 2011, retornou na 45; edição como principal destaque da Mostra Panorama, dedicada ao ;melhor; da cinematografia recente. Se, historicamente, hibridez de linguagem e gênero não importava ; as animações circulavam livre entre os curtas e os documentários ombreavam com longas de ficção na premi;re ;, em 2012 a categorização incomodou bastante.