Brasília - A presidente Dilma Rousseff colocou o Brasil à disposição dos Estados Unidos para a construção de uma nova ordem internacional pacífica e justa, em uma carta enviada neste sábado ao presidente Barack Obama, na véspera dos 10 anos dos atentados de 11 de setembro.
Dilma expressou em nome do povo brasileiro "pesar e solidariedade" aos americanos, que relembram neste domingo a tragédia que deixou quase 3.000 mortos em Nova York e Washington.
Na carta divulgada pela imprensa, a presidente afirma que a melhor homenagem a ser feita às vítimas é "continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento".
Dilma destacou que "o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas, inclusive por meio da reconciliação entre o ocidente e o mundo árabe, a eliminação do armamentismo nuclear, pela afirmação da democracia, pelo respeito à liberdade religiosa e aos Direitos Humanos e da mulher, pela promoção do desenvolvimento econômico e a criação de oportunidades para todos em um mundo de paz e cooperação".
"Conte com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa", finalizou a presidente na mensagem a Obama.
O presidente americano participará no domingo da cerimônia na presença dos familiares das vítimas no local onde estavam localizadas as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York.