A voz grave e imponente da cantora Ellen Oléria chamou atenção dos espectadores e dos juízes do The Voice Brasil desde o primeiro episódio do reality show, em 23 de setembro. Depois de interpretar a música Zumbi, de Jorge Ben Jor, a brasiliense foi disputada pelos técnicos Carlinhos Brown, Cláudia Leitte, Daniel e Lulu Santos, que fizeram muitos elogios à cantora. Ellen Oléria escolheu Carlinhos Brown "por um vínculo poético e estético". Desde então, ela subiu ao palco outras seis vezes e sempre emocionou os brasileiros que acompanharam a disputa.
No primeiro domingo, os quatro jurados do programa, que ficavam de costas para o palco, viraram quase juntos para aprovarem Ellen Oléria, muito surpresos com o timbre da cantora. "Era o que eu queria ouvir", revelou Lulu Santos, com lágrimas nos olhos. Carlinhos Brown ficou empolgado e defendeu a vontade de ter a cantora no time dele. "Quero você, quero você todinha para mim", cantou ele, ao dizer que Ellen parecia muito com o sonho dos técnicos. A cantora Claudia Leitte também fez muitos elogios para tentar conquistá- la: "Eu estou amamentando ainda, não aguento essas coisas não", brincou. A repercussão foi tanta que, durante a exibição do programa, o nome da artista foi um dos assuntos mais comentados no Brasil pelo microblog Twitter.
Mais de um mês depois, Ellen Oléria se apresentou novamente no programa, na fase de batalhas, contra Maria Christina, também treinada por Carlinhos Brown. A dupla interpretou O canto das três raças (Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte) e emocionou a plateia e o time de jurados. "Tive que ficar na pontinha do pé para sair o agudo", brincou Ellen, durante os ensaios. Na apresentação, ela mostrou grande potencial de voz e impressionou o público. Ao dar o resultado, Carlinhos Brown disse: "Com seu talento, Ellen respirou e conteve a voz para ouvir a Maria cantar. Isso é de uma generosidade enorme. Tem alguma coisa que me tocou. Por isso, a escolho".
Maria Christina também foi bastante elogiada. A mineira ficou para a repescagem, foi escolhida por Claudia Leitte e Lulu Santos e participou da final ontem. Mais uma vez, a participação de Ellen no programa novamente mobilizou as redes sociais. No Twitter, a cantora estava entre os assuntos mais comentados. O cantor Filipe Catto escreveu: "Ellen Oléria é a melhor intérprete do #thevoicebrasil; Ter personalidade e grande voz faz o verdadeiro artista".
Em 11 de novembro, a cantora interpretou Um móbile no furacão (Paulinho Moska) e foi escolhida pelo público para continuar na disputa com 46% dos votos. Três domingos depois, Ellen Oléria foi escolhida para continuar na competição por mais de 1 milhão de pessoas. A brasiliense conseguiu 33% do total de votos, após mandar uma versão de Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
A última apresentação antes da final de ontem foi em 9 de dezembro. No palco, a cantora nascida em Ceilândia quebrou uma série de apresentações "certinhas". Fez caras e bocas, dramatizou os versos da canção Jack soul brasileiro (composição de Lenine) e numa demonstração de versatilidade fez-se de beatbox (imitação de instrumentos de percussão com a boca. Muito usado no rap).
O público mandou Ellen direto para a final com 42% de aprovação. Boa notícia, pelo menos para o público brasiliense. Apenas 15 minutos depois de publicada a notícia de participação da cantora na página oficial do Correio Braziliense no Facebook, o post recebeu 89 curtidas e foi compartilhado 24 vezes.