Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Serra não conseguiu ser preferido entre os eleitores candangos

A candidata petista teve as votações mais expressivas nas cidades do Gama e em Ceilândia

O candidato derrotado José Serra (PSDB) herdou a maioria dos votos depositados pelos brasilienses em Marina Silva (PV) no primeiro turno, mas isso foi insuficiente para que o tucano vencesse Dilma Rousseff (PT) no Distrito Federal (DF). A primeira mulher eleita presidente do Brasil venceu em 14 das 21 zonas eleitorais da capital federal. A petista obteve, ao todo, 708,6 mil votos (52,81%) no segundo turno, ante 633,3 mil votos (47,19%) de Serra.

A disputa presidencial no DF foi a mais peculiar do país na primeira etapa das eleições de 2010. A unidade da federação foi a única onde Marina venceu. A ex-candidata do PV foi a preferida de 611,3 mil eleitores (41,96%), seguida por Dilma (31,74%) e Serra (24,3%). A expectativa principal era sobre o rumo desses votos.

O candidato derrotado do PSDB recebeu ontem dos brasilienses mais 279,3 mil votos que no primeiro turno ; 33,1 mil a mais do que os herdados por Dilma. Mesmo assim, a maioria do eleitorado do DF fez opção pela candidata que acabou vencendo a disputa presidencial (veja arte).

A petista recebeu a votação mais expressiva na cidade do Gama: foi votada por 61,28% dos eleitores. A segunda cidade onde Dilma foi a favorita nesta segunda etapa é Ceilândia ; a cada 10 votos válidos, seis foram para ela. Nas três zonas eleitorais distribuídas entre as duas cidades, Marina Silva havia obtido a maioria dos votos no primeiro turno.

As sete zonas do DF onde José Serra ficou em primeiro lugar compreendem Asa Sul, Asa Norte, Vila Planalto, Lago Norte, Lago Sul, São Sebastião, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã, Varjão, Taquari, Granja do Torto, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Samambaia e Recanto das Emas. Ele venceu com folga nas regiões mais nobres de Brasília. Moradores da Asa Sul e do Lago Norte foram os que mais optaram por Serra, proporcionalmente.

O tucano teve 57,29% na primeira zona eleitoral, na Asa Sul, e 58,87% na segunda zona, onde está o Lago Norte. No primeiro turno, Serra também havia derrotado Dilma nas duas zonas ; os votos, porém, não foram suficientes para vencer Marina Silva naquele turno da eleição presidencial. Foram as únicas duas regiões onde o candidato do PSDB conseguiu vencer a petista no primeiro turno. Ontem, ele ampliou a superioridade para sete zonas eleitorais.

A região que engloba a 5; Zona ; Sobradinho, Sobradinho 2, Setor de Mansões de Sobradinho, Posto Colorado, Fercal, Catingueiro, Córrego do Ouro, Queima Lençol, Engenho Velho e Capão da Eva ; registrou uma curiosidade. A proporção do número de votos foi quase a mesma que a da contagem nacional: 56,01% para Dilma Rousseff e 43,99% para José Serra ; no total, as porcentagens ficaram em 56,04 e 43,96, respectivamente.

Petista mais perto
Das 19 zonas eleitorais onde Marina obteve a maioria dos votos no primeiro turno, Dilma venceu em 12 e Serra, em sete na fase final da disputa. Nas outras duas ; Brazlândia e Planaltina ;, a petista já havia sido a primeira colocada e voltou a repetir o feito. Em Brazlândia, 20,4 mil eleitores escolheram ela, o equivalente a 56,69% dos votantes. Na segunda cidade, 47,5 mil, ou 58,19% dos que votaram, optaram pela petista.

Desde o início da campanha presidencial, Dilma esteve mais presente do que Serra no DF. Fez campanha nas cidades ; em mais de uma ocasião acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ; e aproveitou o QG montado na capital federal para pedir apoio. Quando estava com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto, no primeiro turno, Dilma passou boa parte do tempo em Brasília.

Serra compareceu ao DF principalmente para participar de sabatinas e debates promovidos por entidades. Com a campanha focada, sobretudo, em São Paulo e Minas Gerais, o tucano se distanciou dos candangos. Mesmo assim, obteve uma votação expressiva, principalmente de eleitores com renda mais elevada.


PLANALTINA É VERMELHA
Em números absolutos no Distrito Federal (DF), a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) obteve a votação mais expressiva na sexta zona eleitoral, que compreende a cidade de Planaltina e núcleos rurais. A petista obteve 47,5 mil votos, 14,2 mil a mais do que o registrado no primeiro turno. Na cidade, Marina Silva (PV) havia recebido 30,2 mil votos. Dilma herdou a maioria dos votos da ex-candidata verde, já que Serra recebeu lá 12,3 mil votos a mais do primeiro para o segundo turno.