Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Petistas reclamam da falta de fair play de José Serra

Nem tudo foi comemoração durante o primeiro pronunciamento da presidente eleita, Dilma Rousseff, no Naoum Plaza Hotel, na noite deste domingo (31/10). Repercutiu mal entre petistas e aliados o comportamento do candidato derrotado José Serra, logo em seguida à confirmação da vitória de Dilma.

O tucano não seguiu a tradição dos candidatos derrotados, que sempre fazem um pronunciamento logo que o resultado torna-se irreversível. Geraldo Alckmin respeitou a tradição quando perdeu para Lula, em 2006, assim como o atual presidente fez em suas derrotas diante de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Serra falou aos correligionários depois das 22h, em seguida ao pronunciamento oficial de Dilma.

A petista iniciou o discurso no hotel sem ter recebido um telefonema do adversário. Somente quando Dilma já falava, um assessor levou até ela um bilhete avisando que Serra havia ligado para cumprimentá-la.

O deputado federal (PT-RS) Marco Maia, vice-presidente da Câmara dos Deputados, não perdoou: "O Serra me lembrou o ex-governador gaúcho Antonio Brito, que em 1998 nem quis dar posse a Olívio Dutra e viajou para a Europa".

Maia ainda repetiu frase dita pelo presidente Lula na manhã deste domingo, após votar em São Bernardo do Campo (SP): "Serra sai da eleição menor do que entrou".