Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Nicolas Sarkozy cumprimenta Dilma pela vitória e garante apoio

Nicolas Sarkozy, presidente da França, foi o primeiro a parabenizar Dilma Rousseff pela vitória nas eleições. Em nota divulgada pela embaixada da França nesta noite (30), Sarkozy garantiu o apoio ao governo da nova presidente eleita e disse que o resultado das urnas reflete o reconhecimento do povo brasileiro pelo trabalho que ela tem desenvolvido com o Presidente Lula.

O presidente francês disse também que pretende prosseguir e aprofundar, amanhã (1;/11), junto com a futura Presidente do Brasil, a parceria entre os países, fimada pelo Presidente.

Leia a íntegra da nota

O Presidente da República Francesa apresenta, em seu nome e em nome do povo francês, seus efusivos parabéns à senhora Dilma Rousseff por sua brilhante eleição à Presidência da República Federativa do Brasil.

Esta vitória demonstra o reconhecimento do povo brasileiro pelo trabalho considerável que ela tem desenvolvido com o Presidente Lula para o Brasil tornar-se um país moderno e mais justo. Ela também traduz a confiança que o povo brasileiro deposita nela para prosseguir e aprofundar esse riquíssimo e alentado projeto.

Nesta caminhada, o Presidente da República garante à senhora Dilma Rousseff que poderá continuar contando com a amizade e o apoio indefectíveis da França.

Brasil e França compartilham os mesmos valores e uma visão de mundo comum. Nossas duas grandes democracias colocam o ser humano no cerne de toda ação pública. Elas acreditam na necessidade da ação para reduzir a pobreza e em prol do desenvolvimento, em particular na África. Estão convictas da urgência da luta contra as mudanças climáticas. Juntos, também acreditamos em um multilateralismo novo, para organizar este nosso mundo multipolarizado levando em conta as realidades do século XXI.

Essa visão compartilhada e nossas convergências nos desafios atuais apontam o Brasil e a França como parceiros privilegiados. O Presidente da República pretende prosseguir e aprofundar, amanhã, junto com a futura Presidenta do Brasil, em todas as áreas, a parceria à qual ele mesmo e o Presidente Lula têm dado um cunho verdadeiramente estratégico.