Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Ida de Weslian Roriz às urnas foi inesperada

Weslian do Perpétuo Socorro Peles Roriz, 68 anos, caiu de paraquedas na campanha eleitoral deste ano. Conhecida por desenvolver trabalhos sociais nas regiões carentes do Distrito Federal e por ser uma dedicada dona de casa, Weslian, que é casada com Joaquim Roriz há 50 anos, se viu na berlinda a menos de uma semana do primeiro turno. Depois de vivenciar quase três meses de questionamentos judiciais à campanha do marido, a ex-primeira-dama tinha a opção de manter a pacata rotina familiar ou substituí-lo na chapa concorrente ao Buriti. Mesmo sem ter experiência política e administrativa, escolheu a mais improvável. Em uma coletiva de imprensa em 24 de setembro, visivelmente emocionada, explicou que fez tudo por amor a Joaquim Roriz.

Até o último minuto do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), na madrugada do mesmo dia, no qual os ministros deveriam decidir se a Lei da Ficha Limpa era válida para as eleições deste ano, Roriz e as pessoas próximas a ele afirmavam não haver um plano B. Inesperadamente, os 10 magistrados da mais alta Corte do Brasil não chegaram a um consenso e deixaram em aberto o recurso de Roriz poucos dias antes do primeiro turno. Em discursos emocionados, o ex-governador contou que Weslian propôs ser a candidata a vice de Jofran Frejat. O deputado federal e médico, porém, recusou a oferta.

Missão
A partir de então, os aliados da Coligação Esperança Renovada assumiram a missão de apresentar a nova candidata ao Distrito Federal, por meio de carreatas. Weslian correu contra o tempo para alcançar o percentual de aprovação exibido nas pesquisas de intenção de voto do adversário, Agnelo Queiroz. A ida dela para o segundo turno da disputa foi considerada uma vitória para o clã rorizista. Apesar de nunca ter aparecido em colunas sociais, como Roriz gosta de enfatizar, Weslian é conhecida da população. Enquanto o marido estava à frente do Governo do Distrito Federal, ela realizou projetos sociais. Distribuiu cobertores e sopa aos moradores de rua nas madrugadas e enxovais às mães solteiras. Em 1999, fundou o Instituto de Integração Social e de Promoção da Cidadania (Integra). O trabalho ganhou repercussão quando Weslian criou o programa de cão-guia de cegos.

Antes do início das eleições, a ex-primeira-dama não concordava com o retorno do marido à política. Preferia que ele ficasse em casa, administrando a fazenda e cuidando dos netos. Ela não poderia imaginar que, três meses depois, seria lançada candidata. A inexperiência da dona de casa ficou nítida na primeira participação no debate televisivo na última semana do primeiro turno. Vídeos de sátira ao desempenho de Weslian viraram hit na internet. Uma nova equipe de campanha e Roriz decidiram, então, blindá-la até que as aulas de media training fizessem efeito. Weslian apostou em poucos discursos e entrevistas e não compareceu aos demais debates ; a não ser o da última quinta-feira. Em um mês, a candidata multiplicou sua popularidade. Ao fim das eleições, militantes e populares a procuram e não mais o ex-governador.