Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) é o favorito contra João Cahulla (PPS)

O ex-prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB) é o favorito na disputa do segundo turno em Rondônia contra o atual governador João Cahulla (PPS). O último debate da campanha, realizado na quinta-feira, retratou o tom de críticas e de troca de farpas que marcou as três semanas que antecederam a votação. De um lado, Cahulla criticou as alianças feitas pelo adversário. De outro, Confúcio acusou o rival de ser despreparado. Pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira mostra Confúcio com 59% dos votos válidos e Cahulla com 41%.

O apoio do ex-governador Valdir Raupp (PMDB) vem embalando a campanha de Confúcio. Raupp foi reeleito senador, em 3 de outubro, com mais de 480 mil votos ; a votação mais expressiva em Rondônia. Confúcio conta também com a adesão a sua campanha dos candidatos ao governo Expedito Junior (PSDB) e Eduardo Valverde (PT), que foram derrotados no primeiro turno, mas alcançaram juntos mais de 280 mil votos.

Já Cahulla, que foi eleito vice-governador na chapa de Ivo Cassol (PP) em 2006, se escorou no aliado na tentativa de obter sucesso nas urnas. Cahulla herdou, em abril, o cargo deixado por Cassol, que, com mais de 450 mil votos, se elegeu senador. A popularidade do principal cabo eleitoral do atual governador, porém, parece não ter convencido os eleitores, que, salvo uma grande zebra, elegerão Confúcio.