Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Candidatos em Goiás vão para o pleito tecnicamente empatados

A decisão das eleições de Goiás é imprevisível. Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) passaram todo o segundo turno praticamente empatados nas pesquisas divulgadas em outubro. O candidato tucano estava um pouco à frente do seu adversário, segundo amostragens realizadas no meio do mês, mas empatado tecnicamente considerando a margem de erro estipulada pelos institutos. No primeiro turno, Perillo abriu quase 10% de vantagem sobre Iris.

No segundo turno, os votos dados ao terceiro colocado, Vanderlan Cardoso (PR), podem fazer diferença a favor do candidato peemedebista. Cardoso, ex-aliado de Perillo e ex-prefeito da cidade de Senador Canhedo, formalizou seu apoio a Iris. Em uma pesquisa realizada pelo Ibope entre 24 e 26 de outubro, o tucano estava com 51%, contra 49% de Iris, considerando os votos válidos. Juntando os nulos, os brancos e os indecisos, o placar seria de 46% a 45% a favor do tucano.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estariam empatados. A pesquisa ouviu 1.204 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás sob o número 37516/2010. A amostragem foi encomendada pela TV Anhanguera ; filiada à TV Globo. Em outra pesquisa, também do Ibope, divulgada no meio do mês, a diferença era de quatro pontos percentuais a favor de Perillo. Com o novo resultado, a eleição do candidato tucano estaria sob risco.

Somente nesta eleição, Perillo recebeu a visita de seu candidato à Presidência da República, José Serra, por quatro vezes. Outra figuras importantes dos tucanos, como Geraldo Alckmin ; governador eleito em São Paulo ;, pousaram em Goiânia para reforçar a campanha. Iris, que também levou o apoio do governador Alcides Rodrigues (PP), teve a ajuda da candidata petista Dilma Rousseff e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por pelo menos duas vezes. Além disso, o PT em Goiás decidiu acompanhar o peemedebista.

Na manhã do último dia de campanha, os candidatos fizeram passeatas pelas ruas de Goiânia. Iris permaneceu na capital do estado à tarde, enquanto Perillo foi ao Entorno do Distrito Federal. Uma carreata, sem a presença do candidato tucano, foi feita no fim do dia por correligionários. O peemedebista deve votar, na manhã de hoje, no Colégio Marista. Perillo fará o mesmo em Palmeira de Goiás, no interior do estado, e concederá uma entrevista em Trindade, cidade próxima a Goiânia, onde ficará o resto da tarde acompanhando as eleições.

GOIÁS
População - 5.926.300
Eleitores - 4.058.912
IDH - 0,716
(Índice de Desenvolvimento Humano)

Candidatos ao governo - Votação no 1; turno
Marconi Perillo (PSDB) - 46,33%
Íris Rezende (PMDB) - 36,38%
Abstenção - 17,97%