O desempenho dos candidatos Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) no último debate televisivo da corrida eleitoral ao Palácio do Buriti, promovido pela Rede Globo na noite de quinta-feira, foi criticado pelos brasilienses nas ruas. Os telespectadores esperavam uma atuação mais incisiva dos políticos na apresentação das propostas de governo, bem como nos poucos momentos de troca de acusações entre os adversários. Em quase todo o confronto, os concorrentes adotaram uma postura defensiva, o que determinou a temperatura morna do embate de ideias.
Para sondar opinião do eleitor sobre o debate, o Correio disponibilizou uma enquete virtual. Os internautas que participaram da pesquisa de opinião tiveram que responder à seguinte pergunta: quem venceu o debate dos candidatos ao GDF na Globo? Como alternativa, havia o nome dos dois candidatos ao Governo do Distrito Federal. Dos 2.817 votos, 82,7% foram do petista. A mulher do ex-governador Joaquim Roriz recebeu 487 votos do total computado. A enquete foi colocada no ar às 23h da última quinta-feira e encerrada às 17h de ontem.
Nas ruas, no entanto, as pessoas que assistiram ao último embate de propostas e ideias entre os adversários não demonstraram tanta convicção ao escolher o melhor candidato. A forma como os políticos se comportaram no debate foi alvo de reclamações. A vendedora Marta Ribeira, 54 anos, afirmou que se sentiu entediada enquanto ouvia as respostas dadas dos concorrentes ao GDF. "Estava esperando mais ação, mais ânimo. Agnelo parecia não querer atacar dona Weslian. E ela, por sua vez, se mostrou atrapalhada demais. Mal conseguia achar as respostas naquela papelada", criticou.
O livreiro Ivan Presença, 61 anos, disse que a atuação de Weslian foi constrangedora. "É lastimável expor a companheira ao ridículo. O partido deles (o PSC) tem outras pessoas. Não sei porque escolheram colocar ela, que nem sabe o que está falando no ar", reclamou. O pior momento do debate, na opinião de Presença, foi quando a candidata chamou, sem querer, Agnelo de governador. "Como um concorrente chama o outro de governador? É vergonhoso para os brasilienses que estão assistindo", opinou.
Para a massagista Amanda Oliveira, 42 anos, os candidatos deixaram a desejar no detalhamento das propostas de governo. Ela estava interessada em obter mais informações sobre como Agnelo irá governar e, ao mesmo tempo, ser secretário de Saúde e gostaria de entender o que exatamente é a Cidade da Saúde, proposta de Weslian. "Ao fim do programa, senti um vazio", disse.
PERFORMANCE AVALIADA
Às 23h de quinta-feira, o www.correiobrasiliense.com.br colocou no ar uma enquete para colher a opinião dos leitores a respeito da performance dos candidatos ao GDF no debate. A pesquisa foi encerrada às17h de ontem e contou com a participação de 2.817 internautas. Confira o resultado:
Quem venceu o debate dos candidatos ao GDF na Globo?
Agnelo Queiroz - 82,7%
Weslian Roriz - 17,3%