Belo Horizonte ; Os candidatos do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, José Serra, encerram, hoje, em Belo Horizonte, a campanha do segundo turno da disputa pela Presidência da República. Por ter nascido na cidade, a petista tenta apostar no emocional dos eleitores. Já o tucano busca aparecer mais uma vez ao lado do senador eleito Aécio Neves (PSDB) e do governador reeleito, Antonio Anastasia (PSDB).
Dilma e Serra levam em conta ainda o fato de que historicamente o candidato a presidente que vence em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país, ganha a eleição. Confirmadas as agendas, a petista faz carreata na capital e Serra fará uma caminhada. A julgar pelos trajetos definidos, não há a menor chance de petistas e tucanos se encontrarem. Dilma percorre as regionais da Pampulha, onde morava sua mãe, e Venda Nova, ambas no Norte da capital. Já Serra concentrará o trajeto na regional Sul, com concentração na Praça do Papa e início da caminhada na Praça Milton Campos. Dilma chega a Belo Horizonte por volta das 9h30. A caminhada de Serra está marcada para as 10h.
Dilma e Serra ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar na votação na cidade no primeiro turno, vencido por Marina Silva (PV). A petista teve 434.157 votos (30,92%), enquanto o tucano ficou com 389.416 (27,73%). A candidata do PV teve 560.037 (39,88%). Pela pequena diferença entre Dilma e Serra na etapa inicial da votação, o destino dos votos dados antes a Marina determinará o vencedor da disputa na capital mineira. Os votos nulos somaram 74.939 (4,87%), enquanto os brancos totalizaram 60.457 (3,93%).
Prefeitos
A última passagem de Dilma por Minas Gerais para atos de campanha foi no dia 22, em Belo Horizonte. Antes de seguir para Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para comício ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata teve encontro com prefeitos na cidade. Dilma prometeu fazer gestão ;compartilhada; com os municípios. Destacou parcerias que o governo federal fez com as cidades e citou o Bolsa Família, que tem o cadastro dos beneficiários repassado pelas prefeituras, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujos investimentos têm contrapartida dos municípios.
Já Serra esteve na última quinta-feira em Uberlândia para encontro com lideranças políticas da região. Ao lado de Anastasia, Aécio e do também senador eleito Itamar Franco (PPS), pediu, durante discurso em um clube da cidade, que cada apoiador buscasse mais um voto. O candidato, que ficou em terceiro lugar na cidade ; em Uberlândia, venceu Dilma Rousseff ; elogiou o crescimento do Triângulo Mineiro. ;É uma região que soube se desenvolver.; O candidato prometeu ainda, se eleito, ajudar na administração do hospital regional que será inaugurado na cidade.