Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Dilma apresenta documento com 13 compromissos para eventual governo

O documento com 13 compromissos para um eventual governo petista apresentado hoje (25), em São Paulo, pela candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, trata de questões como liberdade, democracia, saúde, educação, economia e área social. De acordo com Dilma, a demora na divulgação dos pontos ocorreu em função da busca de um consenso com todos os partidos que compõe a coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PT, PMDB, PDT, PC do B, PSB, PR, PRB, PTN, PSC e PTC).

;Houve um grande processo de discussão que não é simples. Tirar 13 compromissos com 11 partidos não é fácil. Se não tiver muita discussão, muito debate, não sai;, disse a candidata que também incluiu nas discussões o PP , partido que apesar de não estar coligado oficialmente, deu apoio informal à sua candidatura.

No documento, intitulado Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira, a candidata se compromete com a erradicação da pobreza, com a transformação do país em uma potência tecnológica, com a universalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e em fazer a economia crescer com maior distribuição de renda.

Dilma Rousseff não tratou especificamente de temas polêmicos como o aborto e a união civil de homossexuais que estiveram em pauta no fim do primeiro turno e durante a segunda fase da campanha. De forma mais generalizada, o documento apresenta o compromisso de ;promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade;. ;São compromissos gerais. Os detalhes sobre cada área nós expusemos em programas de televisão exaustivamente;, disse Dilma, em rápida coletiva ao divulgar o documento. Ela também incluiu um ponto que trata da questão ambiental. ;Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável;, bandeira empunhada pela candidata Marina Silva no primeiro turno.

A divulgação do documento ocorreu em um almoço com os presidentes dos partidos que integram sua coligação em um hotel de São Paulo. A demora na elaboração dos compromissos chegou a gerar divergências dentro da campanha.

Confira os 13 compromissos de Dilma Rousseff:

1.Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social 2. Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais.
3. Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil.
4. Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.
5. Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade.
6. Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores.
7. Garantir educação para a igualdade social, cidadania e desenvolvimento.
8. Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica.
9. Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS.
10. Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros. 11. Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação.
12. Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime organizado.
13. Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.