Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Diários Associados cancelam debate entre candidatos ao GDF na próxima terça

Os Diários Associados decidiram cancelar o debate que seria realizado na próxima terça-feira entre os candidatos ao Governo do Distrito Federal. O evento foi agendado logo após o segundo turno e as negociações sobre as regras estavam adiantadas com as assessorias dos dois adversários. No entanto, neste segundo turno a candidata Weslian Roriz (PSC) faltou a todos os debates agendados. E, a cinco dias da data marcada para o encontro que seria promovido no auditório do Correio Braziliense, a coordenação da candidatura de Weslian ainda não havia confirmado a presença dela. Diante da indefinição e com a possibilidade de realizar um programa com apenas um concorrente, a organização optou pelo cancelamento.

De acordo com o diretor de Redação do Correio, Josemar Gimenez, o evento foi cancelado por não haver o compromisso da participação de Weslian. ;É uma pena para o eleitor de Brasília, que teria a chance de discutir temas importantes para a cidade;, afirmou. ;Nos preparamos para fazer os debates no primeiro e no segundo turno por entender que é um momento de a sociedade analisar os candidatos. Mas, no momento em que um dos candidatos não vai, ou você expõe demais o candidato que aceitou participar ou você o ajuda demais. Isso é desigual, a sociedade não teria como comparar os candidatos;, reforçou diretor de Comercialização e Marketing, Paulo Cesar Marques.

O debate seria transmitido ao vivo pela TV Brasília e na internet pelo site do Correio e pelo CorreioWeb. O caráter multimídia seria complementado pelas reportagens das rádios Clube FM e Clube AM. A interatividade também estava garantida com a participação dos leitores, que mandariam perguntas por meio dos sites. Para chegar ao formato final do programa, foram feitas reuniões com as assessorias dos candidatos, que opinaram e fizeram exigências respeitadas pela organização.

Estratégia
Alegando questões estratégicas e insegurança jurídica, Weslian deixou de participar de três debates desde o início do segundo turno. Segundo os assessores da candidata, cada caso seria avaliado à parte, mas a comunicação da desistência só tem ocorrido a poucas horas dos programas.

No primeiro turno, o auditório do Correio, no Setor de Indústrias Gráficas, recebeu os quatro postulantes ao Palácio do Buriti pertencentes a partidos com representação na Câmara dos Deputados ; conforme critério estipulado pela Justiça Eleitoral.

Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Eduardo Brandão (PV) e Toninho do PSol se enfrentaram na noite de 14 de setembro. Na ocasião, eles apresentaram propostas sobre saúde, segurança e transporte, mas também precisaram se posicionar a respeito de alianças políticas, da Lei da Ficha Limpa, da Operação Caixa de Pandora e de denúncias de irregularidades nas campanhas e na vida pregressa de cada um. A audiência da TV Brasília subiu com a transmissão do debate e chegou a ficar em segundo lugar. Segundo os leitores do Correio, Toninho teve o melhor desempenho da noite.