Na reta final da campanha eleitoral, o candidato do PT ao GDF, Agnelo Queiroz, visitou quatro cidades em apenas um dia. Para rodar o Distrito Federal e não perder nenhum dos inúmeros compromissos com os eleitores, ele usou ontem um helicóptero alugado por sua coligação. O petista começou o sábado em um evento no Plano Piloto, seguiu para o Riacho Fundo, voltou para a área central, foi para a Ceilândia e, de lá, dirigiu-se à área rural do PAD-DF. No fim da tarde, Agnelo voltou ao Riacho Fundo.
Sobre a agenda intensa, o candidato disse que quer estar próximo à comunidade na reta final da disputa. ;É normal que isso aconteça com o crescimento da candidatura. Aprendo muito com os pedidos que recebo e com as conversas com os moradores. Quero incluir tudo isso no nosso plano de governo;, afirma.
No começo da manhã, Agnelo se reuniu com 250 líderes evangélicos no Setor Hoteleiro Sul. A promessa de trabalhar com o ;povo de Deus; num eventual governo petista é repetida como mantra pelo candidato do PT. A duas semanas do pleito, o concorrente concentra esforços para consolidar votos no segmento religioso. Ontem, Agnelo fez um discurso afinado com os princípios cristãos durante café da manhã com os evangélicos.
De acordo com o petista, os fiéis participarão ativamente na elaboração das políticas sociais. Mas Agnelo descartou a possibilidade de representantes religiosos ocuparem cargos. O candidato disse que criará um conselho de desenvolvimento social, de caráter consultivo, sem remuneração, que discutirá as políticas de governo com os cristãos. ;O importante é criar um canal para utilizar a experiência do povo de Deus. Disso eu não abro mão.;
Agnelo disse que a prioridade na sua gestão será a melhoria da qualidade de vida da população e não as obras. ;Primeiro é a vida, a condição humana. Depois, o tijolo e o cimento. Não posso tocar uma obra enquanto falta remédio nos hospitais;, afirmou. Ao discursar para os evangélicos, o petista resumiu algumas propostas do plano de governo. Atenção a crianças, a adolescentes e a dependentes químicos são nichos que contarão com a ajuda do setor religioso.
Sobre a utilização do aspecto religioso na campanha, o candidato disse que as atitudes dos políticos mostram quem é cristão e quem não é. ;É só ler em provérbios, a Bíblia fala muito claro sobre a utilização de artimanhas para poder prevalecer na política. Isso é que não pode acontecer;, comentou. Os senadores eleitos Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT) acompanharam o evento com o candidato do PT.
Depois de gravar cenas para seu programa eleitoral no Riacho Fundo e em uma produtora no Setor de Indústrias Gráficas, Agnelo Queiroz participou de um evento na área rural do PAD-DF, próximo à saída para Unaí. Mais de 1,5 mil pessoas se reuniram para esperar pelo candidato mas, por conta de um atraso de mais de três horas, apenas cerca de 100 pessoas o aguardavam quando o helicóptero pousou no local, às 16h. Durante o encontro com produtores rurais, o petista prometeu garantir acesso ao crédito, regularizar as terras e trazer melhorias, como a construção de mais de 160 quilômetros de asfalto. ;Isso vai ajudar a escoar a produção e vai facilitar a vida dos moradores dessas áreas;, explicou .
No início da noite, o candidato do PT ao GDF inaugurou um comitê do Partido Verde (PV), que agora o apoia, no Riacho Fundo. Eduardo Brandão, representante da legenda no primeiro turno, participou do evento e pediu votos para o colega petista. No local, Agnelo conclamou a comunidade a votar na candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Colaborou Olívia Meireles
NOVA PESQUISA
O Instituto Datafolha divulgou ontem os resultados da segunda pesquisa sobre as intenções de voto dos brasilienses no segundo turno. No levantamento, que ouviu 1.120 eleitores em 14 de outubro, Agnelo Queiroz (PT) tem 53% dos eleitores, contra 35% de Weslian Roriz. Na última pesquisa do mesmo instituto, o petista tinha 50% e a candidata do PSC marcava 36%. Ou seja, ampliou de 14 para 18 pontos percentuais a diferença entre os dois concorrentes. Considerando apenas os votos válidos, sem levar em conta os nulos e os brancos, Agnelo Queiroz teria 60% dos votos, contra 40% da candidata do PSC, Weslian Roriz. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do DF com o número 36.331/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 35.748/2010.
AGENDA
Confira os compromissos de hoje da candidato do PT ao Buriti:
9h ; Caminhada pela Feira do Guará
11h30 ; Gravação de programas eleitorais