Depois de o primeiro debate deste segundo turno das eleições ter sido marcado pela troca de farpas entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), aumenta a expectativa para os próximos confrontos entre a petista e o tucano diante das telas. Quatro emissoras ainda vão realizar debates entre os presidenciáveis. O próximo está marcado para domingo, dia 17, na Rede TV.
O clima quente do evento da TV Bandeirantes na noite do último domingo foi encarado pela coordenação das campanhas como um laboratório para os embates que ainda estão por vir. A avaliação de ambas as partes é que o desempenho dos candidatos pode ser decisivo para uma vitória nas urnas no dia 31.
Líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) avalia que Dilma fez Serra ;perder o rebolado; no debate de domingo ao ;assumir o perfil ;privatista; dele;. O deputado aposta que os debates serão cada vez mais importantes até a reta final deste segundo turno. ;Não necessariamente ela (Dilma) vai manter a mesma postura de ontem (domingo). Não tem uma estratégia para debate. Sempre depende do que vai acontecer daqui para frente;, destacou.
Já o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), considera que o debate da Band mostrou que o favoritismo mudou de lado. ;A postura agressiva de Dilma mostra que ela sentiu a mudança. Nunca vi na minha trajetória política alguém que está na frente adotar a agressividade. Ela está nitidamente buscando terreno;, analisou. Para o senador, Serra ultrapassou a ;fase nervosa; da campanha e, nos próximos debates, deverá apresentar ;a confiança que já demonstrou;, além de suas propostas, com mais clareza.
O primeiro debate do segundo turno rendeu à TV Bandeirantes quatro pontos de audiência na Grande São Paulo, o que representa cerca de 240 mil domicílios. Houve registros de até seis pontos de audiência. Ainda assim, atrás das principais concorrentes. No momento em que Dilma e Serra debatiam e trocavam acusações ao vivo na Band, a TV Globo marcou média de 18 pontos no Ibope. A Record ficou com 13. A Rede TV! com oito e o SBT, com sete pontos.
No debate entre Dilma, Serra, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol), ainda no primeiro turno, a Band obteve média de três pontos de audiência no Ibope. O pico foi de cinco pontos, e o share (participação de audiência) foi de 5%. O debate de maior audiência até o momento aconteceu na TV Globo, em 30 de setembro, com média de 27 pontos de audiência no Rio de Janeiro e de 23 pontos em São Paulo.
Reta final
O SBT, que não realizou debates no primeiro turno, apenas entrevistas com os candidatos, anunciou um evento do tipo para o próximo dia 22, que será apresentado pelo jornalista Carlos Nascimento. Na Record, o embate será no dia 24, uma semana antes da votação. E, por último, a Globo, marcou o seu para o dia 29, antevéspera do segundo turno, o debate final da campanha. O último encontro entre Dilma e Serra será mediado por William Bonner, no Rio de Janeiro.