Com a campanha eleitoral a todo vapor na semana passada, o lixo decorrente da propaganda dos candidatos a postos do governo se acumulou nas ruas do Distrito Federal. Somente nesta quarta-feira (6/10), a operação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retirou 301,8 toneladas de material eleitoral.
De acordo com o superintendente da operação, Expedito Apolinálio Silva, os 1.500 servidores da limpeza que atuam desde segunda-feira (4) para limpar o DF, retiraram hoje 132 toneladas de lixo na porta das escolas onde a população votou. Além disso, 169,8 toneladas de faixas, cartazes, banners com propagandas de postulantes saíram das ruas e avenidas do DF.
"Amanhã a operação continua em Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Sobradinho e Planaltina", diz Expedito. Segundo ele, o material recolhido é destinado a cooperativas de reciclagem de lixo. Desde segunda-feira, o SLU retirou das ruas 1277,8 toneladas de lixo.
A assessoria do órgão não soube precisar quanto foi recolhido na última eleição, mas ressaltou que a quantidade de residuo eleitoral de 2010 é superior ao recolhido na campanha passada.