Jornal Correio Braziliense

Eleicoes2010

Lewandowski afirma que julgamento dos candidatos barrados será prioridade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, garantiu na tarde desta segunda (4/10), que os candidatos que estão com as candidaturas indeferidas terão seus recursos analisados com prioridade para que a situação seja definida antes da posse. "Daremos prioridade absoluta para o julgamento de candidatos que tiveram a candidatura indeferida", afirmou Lewandowski.

Os julgamentos começarão na sessão do TSE desta terça-feira (5).


Segundo o ministro, o julgamento dos recursos de alguns candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa nos estados do Pará, Paraíba e Amapá poderá mudar o resultado final das eleições, já que os votos deles foram anulados.

Lewandowski disse ainda que a nova lei foi positiva nestas eleições. "A surpresa positiva é que a Lei da Ficha Limpa teve efeito moralizador."

Votos dos impugnados
O TSE divulgou nesta segunda a lista de votos dos candidatos que foram barrados. Eles tiveram os votos anulados e só terão os votos contabilizados no resultado final após decisão da Justiça. No Distrito Federal, entre os candidatos com o registro impugnado estão Maria de Lourdes Abadia (PSDB) que concorreu ao Senado e o candidato a deputado distrital, Benício Tavares (PMDB).

Abadia recebeu mais de 348 mil votos, número insuficiente para garantir uma das duas vagas ao Senado federal. A candidata ficou atrás até mesmo de Alberto Frafa (DEM) que fez campanha no mesmo palaque.

Já Benício Tavares recebeu 17.558 votos. Ele está em seu quinto mandato e, se tiver a candidatura validada pela Justiça, tomará a vaga de Raimundo Ribeiro. Benício já foi acusado de abuso sexual de menores no Amazonas, mas acabou inocentado. Ele foi candenado pelo Tribunal de Justiça por apropriação indébita de recursos da ADFB. É citado também no inquérito da Caixa de Pandora.

Em São Paulo, o ex-governador de São Paulo e candidato a deputado federal pelo estado Paulo Maluf foi o mais votado entre os candidatos considerados "ficha suja". Maluf recebeu 497.203 votos neste domingo e foi o terceiro mais votado no estado.

Mas os votos recebidos por ele só poderão ser contabilizados após decisão do TSE. Caso sua candidatura seja aceita, Maluf não só assume sua cadeira na Câmara dos Deputados como também aumentará os votos de sua legenda e ajudará sua bancada do PP a crescer.

*Com informações de Diego Abreu